Por Conceição Nascimento
As obras do Hospital Materno Infantil, em Laranjeiras, estão paralisadas. Segundo informações de moradores da região, já estariam disponíveis nos cofres da prefeitura R$ 25 milhões para a obra, que continua no papel. O hospital é fruto de convênio entre a administração municipal e o Governo federal.
Moradores estão indignados. “A situação é revoltante”, disse a internauta Benta Maria Nunes Torres.
Já Arienes Proescholdt teme a perda de recursos para a obra. “Não será nenhuma surpresa”, sugeriu por meio das redes sociais.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom), estão sendo finalizadas as planilhas das adequações nos projetos estruturais do Hospital Materno Infantil. A revisão desses projetos será finalizada este mês e passará por análise da Caixa Econômica Federal. A previsão é de que as obras sejam retomadas no primeiro semestre deste ano. Serão investidos mais de R$ 60 milhões nas obras do Hospital Materno Infantil, no Bairro Parque Residencial Laranjeiras.
A obra é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura da Serra, sendo 25% do valor total de contrapartida do município.
A obra
Segundo a Secom, a obra será construída em uma área de 25 mil metros quadrados na região de Laranjeiras, próximo ao terminal rodoviário. O consórcio Wlamidan assumiu a empreitada de 24 meses para execução da obra. Caberá à Prefeitura equipar o hospital e mantê-lo funcionando. O hospital terá 120 leitos, sendo 60 maternos e 60 pediátricos. A unidade será inserida na Rede Cegonha, com salas integradas de parto, pré-parto para a garantia de atendimento humanizado às mulheres e aos bebês.
Após conclusão das obras, o hospital vai atender cerca de 6,2 mil gestantes por ano, com uma equipe de aproximadamente 130 profissionais, entre pediatras, clínicos, obstetras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre ouros profissionais. O projeto prevê recepção pediátrica/internação, setor de internação pediátrica, recepção da maternidade, setor de internação da maternidade, centro cirúrgico e obstétrico, berçário, entre outros.