Uma moradora de Jardim Tropical reclama da falta de calçadas cidadãs no bairro. Carros estacionados de forma irregular, produtos de lojas ocupando o espaço onde o pedestre deveria passar está entre os problemas.
Gabi Rocha procurou a reportagem do Tempo Novo por conta de problema crônico que ocorre no bairro há alguns anos. O problema acontece em diversas ruas, mas a situação é pior na avenida Coronel Manoel Nunes, principal do bairro.
“O espaço que é para o pedestre caminhar em segurança vem sendo ocupado por carros estacionados de forma irregular e comerciantes que expõem produtos na “calçada. É uma bagunça. Todo dia têm carro e carreta parados em local proibido”, reclama Gabi.
A moradora disse também que os comerciantes contribuem para o caos do local. “Colocam um monte de bagulho na calçada (pneus ,placas, cadeiras). Os dois lados da calçada tem obstáculos, e temos que passar na rua. Um lado é pior pois tem pedaço que é de lama e enche de mato e o povo porco coloca lixo e entulho”.
Ao longo da avenida tem condomínio, escola e muitas pessoas têm que se arriscar para pegar ônibus ou caminhar na rodovia BR 101. “Tem que ficar se arriscando na rua, principalmente em horário de pico, nesse período de volta às aulas começa a passar um monte de carro que sai do trânsito da BR e passa nessa avenida, fica difícil até para atravessar. Por favor mostre essa bagunça pois é perigoso”, denuncia Gabi Rocha.
A reportagem procurou a Prefeitura da Serra que disse que todos os proprietários irregulares da Avenida Coronel Manoel Nunes foram notificados. Os moradores podem denunciar o descarte irregular por meio do WhatsApp: 99976-2595, encaminhando fotos e vídeos de flagrantes.
O Código de Meio Ambiente da Serra prevê multa de R$ 50 a R$ 30 mil para quem dispuser resíduos de forma incorreta.
Agentes da Fiscalização de Trânsito atuam na região com motocicletas e viaturas e notificam os flagrantes de infrações de trânsito. Em casos como carros estacionados nas calçadas ou locais proibidos, o cidadão pode acionar os agentes pelo telefone 3252-3711.