Os moradores das cidades capixabas, incluindo a Serra, que apresentarem sintomas gripais (febre e sintomas respiratórios) serão isolados por 14 dias. A medida foi publicada numa portaria da Secretaria de Estado da Saúde e obriga que as unidades de saúde autorizem esses pacientes a ficar em suas casas durante o período, através de atestado médico.
Essa é mais uma das medidas adotadas pelo Governo do Estado para tentar conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo. Até à noite da última segunda-feira (16), eram oito casos confirmados e 134 pacientes com suspeita da Covid-19. O governador Renato Casagrande (PSB) também suspendeu as aulas nas escolas públicas e privadas.
De acordo com a portaria publicada pela Sesa, os médicos de todo o estado estão autorizados a prescrever o isolamento para pacientes que tiveram com esses sintomas gripais. Na prática, o morador receberá um atestado médico de 14 dias e será orientado a não sair de sua casa. Durante o isolamento, ele também deve manter distância de suas familiares e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.
A portaria ainda explica que o paciente não precisa estar com um caso grave para ser isolado. O texto diz que serão mantidos em casa todos, inclusive aqueles “sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico dentro da rede pública e privada”.