Por Gabriel Almeida
O problema se arrasta há anos e deixa a população em risco. O medo aumenta quando chove, pois existe o temor de a encosta da igreja de Reis Magos, em Nova Almeida, vir abaixo. Quem mora perto do barranco que fica na Rua José Belarmino Sobrinho convive com o perigo há quase dez anos.
O morador Magno Miranda, conta que desde 2009 está procurando a prefeitura da Serra para que algo seja feito. Segundo ele, cada vez que chove um pouco da ribanceira desaba. “Em 2009 essa ribanceira desabou levando mais de cinco casas junto com ela”, revela o morador.
Magno reclama. “A prefeitura está mais preocupada com o patrimônio histórico que é a Igreja de Reis Magos, do que com as 40 famílias que estão sofrendo risco, por causa dessa ribanceira. Não é só a igreja que pode desabar, várias casas com muitas famílias estão sofrendo risco de desabar também”, denuncia.
O presidente da comunidade, Roberto Catirica, ratifica a reclamação do morador. “Estamos esperando há mais de dez anos a solução para essa ribanceira. Estamos cansados, pessoas estão em risco”, reclama Roberto.
Adequações e licitação
A assessoria da prefeitura disse que o município captou recurso junto ao Governo Federal, pelo Ministério das Cidades, para a realização da obra de contenção da encosta Reis Magos, mas que o projeto está passando por ajustes que incluem a avaliação técnica dos imóveis que poderão ser desapropriados. Com a conclusão das adequações, haverá a licitação para contratação de empresa que fará a obra de contenção. Não foi dado