Os coletores trabalham arduamente para deixar a cidade limpa e recolherem os lixos gerados por moradores da Serra. No entanto, um problema acontece constantemente: materiais perfuro cortantes como, por exemplo, agulhas, seringas e ampolas, causam acidentes durante o serviço de coleta domiciliar no município.
A informação é da empresa Corpus, que presta serviço à Prefeitura da Serra, e é a responsável pela coleta e destinação de lixo na cidade. Coletores relatam que é comum achar em meio ao lixo materiais como seringas e agulhas, aumentando os riscos de contaminação e proliferação das mais diversas doenças. “Os trabalhadores que estão na linha de frente da operação de coleta são os mais afetados”, afirma a Corpus.
A empresa ainda alerta que o descarte irregular de resíduos no meio ambiente pode acarretar sérios problemas de saúde para a população, causando alergias, doenças de pele ou respiratórias. Em se tratando de materiais perfurocortantes as consequências podem ser ainda mais graves.
“Na operação de coleta manual dos resíduos públicos, os coletores ficam vulneráveis a possíveis objetos cortantes dentro dos sacos, mesmo com o uso de luvas protetoras” informou a gerente de Segurança do Trabalho da empresa Corpus, Luciana Cassemiro.
Muitos acidentes acontecem também com vidros quebrados, espelhos, cerâmicas e palitos de churrasco. A empresa pede o apoio da população para que ajude a evitar esse tipo de ocorrência.
A forma correta de destinar seringas e agulhas é entregando no Posto de Saúde mais perto de sua casa. Para evitar acidentes durante o transporte, a dica é colocar dentro de uma garrafa pet ou em embalagens de produtos de limpeza.
Já os cacos de vidros podem ser colocados também em garrafas pets ou em caixinhas longa vida, basta corta ao meio e passar uma fita. Se possível, colar junto um recado: vidro quebrado. Já os palitos de churrasco devem ser enrolados em jornal ou qualquer embalagem que não deixe a sua ponta exposta.
Jogar o lixo fora da forma correto evita a contaminação das pessoas durante a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos. Somente no último ano, ocorreram 30 acidentes desta natureza com os funcionários da coleta, que precisaram ser encaminhados ao hospital para tratamento e acompanhamento. Em 2021, a empresa já soma mais quatro casos.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…