Por Conceição Nascimento
Com informações não oficiais de que 12 varas do Fórum da Serra poderão ser transferidas já nesta quarta-feira (23) para Jardim Limoeiro, manifestantes prometem iniciar uma vigília no local para impedir a mudança.
Está marcada para as 18 horas de hoje uma reunião para discutir as próximas ações do movimento. “Vamos agendar a vigília e permaneceremos nas portas de acesso ao interior do Fórum para impedir a saída de qualquer material das varas que possa representar a transferência para Jardim Limoeiro”, disse Jean Carlo Cassiano, um dos organizadores da manifestação.
A proposta de que parte do órgão passe a funcionar na região de Laranjeiras revoltou moradores, comerciantes e prestadores de serviços que atuam na sede do município. Eles promoveram uma caminhada na manhã desta segunda-feira (21) pela BR 101, entre Caminho da Serra e o centro do município. Em frente ao Fórum, manifestantes se posicionaram em um abraço simbólico ao órgão.
A presidente da Associação de Moradores da Serra centro, Regina Celia Melo Ramos, comentou que as informações sobre a transferência na próxima quarta-feira (23) partiram de funcionários do próprio Fórum. “Não vamos esperar até quarta-feira (23). Daremos início à vigília para evitar a movimentação”.
A favor
Diferentemente dos moradores e comerciantes que atuam na Serra sede, o presidente da Associação de Moradores de Jardim Limoeiro, Gilmar Nogueira, defende a mudança. “Vamos ter a valorização dos imóveis e maior movimentação de pessoas na comunidade. É um bairro estratégico do ponto de vista da logística, por ter proximidade com as principais vias da Serra. O trânsito será adaptado para melhorar a fluidez. Somos o único bairro com condições de sediar esses grandes projetos”, disse o presidente.
Oferta de imóvel
Diante da proposta de retirada do Fórum, o prefeito da cidade, Audifax Barcelos (PSB) convocou uma reunião na tarde desta sexta-feira (18) com
moradores, representantes de segmentos organizados e da classe política para discutir propostas para a manutenção do órgão na sede do município.
A administração municipal disponibilizou para o Poder Judiciário a sede antiga da Prefeitura, situada na Praça Dr. Pedro Feu Rosa e vai encaminhar a proposta ao presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Sérgio Bizzotto. O imóvel tem aproximadamente 1.000 m² e está localizado a 50 metros de distância do Fórum, podendo abrigar parte da estrutura do mesmo.
O prefeito também vai oferecer a área onde funciona a feira na sede do município para a construção do novo Fórum, uma área de aproximadamente 4.000 metros.