Moradores da comunidade de Praia de Carapebus, na Serra, estão passando por uma baita dificuldade. Parte do bairro está sem água desde a semana passada, completando seis dias, nesta terça-feira (12). De acordo com o vereador Anderson Soares, que reside na região, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) já foi informada diversas vezes sobre a situação, mas não soluciona o problema.
Reconhecendo o transtorno, a Cesan está enviando carros-pipas para a comunidade, mas os veículos não atendem todos os moradores afetados, já que em algumas residências, o reservatório de água fica em locais altos, o que impossibilita o abastecimento por esse meio. O problema ocorre na região conhecida como ‘Varejão’.
“Essa parte da comunidade está sem água há seis dias. Os moradores acionaram a Cesan e vários protocolos já foram feitos, mas nenhuma solução foi tomada até o momento. No máximo, o que a Cesan tem feito é enviar carro-pipa, mas quando ele chega na casa de um morador onde a caixa é mais elevada, os trabalhadores não podem entrar na casa. Se o morador não levar a mangueira até a caixa de água não tem como abastecer”, explicou Anderson.
Por meio de nota enviada ao TEMPO NOVO, a Cesan confirmou a falta de água no bairro e disse que não sabe por qual motivo isso ocorre. A companhia garantiu que está tentando identificar a origem do problema e suspeita que seja vazamento subterrâneo, o que dificulta a visibilidade. Técnicos da empresa estão vistoriando todo o sistema com equipamentos especiais chamados geofones, mas ainda não encontraram o local do vazamento.
De acordo com a Cesan, até que o abastecimento seja normalizado, o fornecimento de água está sendo complementado por caminhão-pipa. “A Cesan presta os serviços de saneamento conforme normas da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) (https://bit.ly/35vh5KD) e Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (https://bit.ly/38EjnJH)”, disse a empresa em nota.
Sobre os imóveis altos, a companhia diz que a solução é o morador ter um segundo reservatório baixo para que possam ser abastecidos.