Moradores de Costa Bela, balneário que fica entre Jacaraípe e Nova Almeida, estão preocupados com o meio ambiente e a preservação das árvores antigas do local e também da restinga. Isto porque, banhistas sejam os serranos, quantos os turistas têm usado a área verde do local para a prática de churrasco, as famosas ‘farofadas’, deixando para trás muito lixo.
O problema, segundo um morador que não quis se identificar acontece principalmente nos fins de semana, quando o balneário recebe um número maior de visitantes.
“O problema não é o churrasco em si, mas as pessoas armam as churrasqueiras delas, no pé das árvores e acaba queimando o tronco, fora esse problema, ainda deixam os restos de carvão queimado e muito lixo que acaba indo muitas vezes para o mar”, denuncia o morador que também disse que não vê fiscalização da Prefeitura no local há algum tempo.
Outra moradora, que também não quis se identificar disse ainda que muitas vezes a restinga também é atingida.”Por ser uma praia de preservação tanto da restinga quanto dos corais, não tem quiosques. Então as famílias trazem churrasqueiras e as colocam escoradas nas árvores, queimando o tronco delas. Além do lixo que deixam, ficam muitos descartáveis na orla”.
A reportagem já falou deste problema em outras ocasiões, a última matéria sobre o assunto foi em outubro de 2020, mas a situação tanto em Costa Bela, quanto em outros balneários que sofrem com o mesmo problema, continua a mesma.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente informou que realiza constante fiscalização em conjunto com a secretaria de Segurança nas praias. O secretário Claudio Denicoli reforça que ocupar área de restinga é proibido e que as ações serão mantidas. Em relação ao lixo, campanhas de conscientização estão programadas, mas a Prefeitura pede que a população tenha a compreensão da importância de preservar a natureza.