Pronto Flagrei

Moradores de Costa Bela pedem fiscalização para ‘farofadas’ de fins de semana na praia

O problema acontece principalmente nos finais de semana. Foto: Divulgação

Moradores de Costa Bela, balneário que fica entre Jacaraípe e Nova Almeida, estão preocupados com o meio ambiente e a preservação das árvores antigas do local e também da restinga. Isto porque, banhistas sejam os serranos, quantos os turistas têm usado a área verde do local para a prática de churrasco, as famosas ‘farofadas’, deixando para trás muito lixo.

O problema, segundo um morador que não quis se identificar acontece principalmente nos fins de semana, quando o balneário recebe um número maior de visitantes.

“O problema não é o churrasco em si, mas as pessoas armam as churrasqueiras delas, no pé das árvores e acaba queimando o tronco, fora esse problema, ainda deixam os restos de carvão queimado e muito lixo que acaba indo muitas vezes para o mar”, denuncia o morador que também disse que não vê fiscalização da Prefeitura no local há algum tempo.

+ Restinga de praias da Serra vira área de churrasco e estacionamento nos fins de semana denunciam moradores

Outra moradora, que também não quis se identificar disse ainda que muitas vezes a restinga também é atingida.”Por ser uma praia de preservação tanto da restinga quanto dos corais, não tem quiosques. Então as famílias trazem churrasqueiras e as colocam escoradas nas árvores, queimando o tronco delas. Além do lixo que deixam, ficam muitos  descartáveis na orla”.

A reportagem já falou deste problema em outras ocasiões, a última matéria sobre o assunto foi em outubro de 2020, mas a situação tanto em Costa Bela, quanto em outros balneários que sofrem com o mesmo problema, continua a mesma.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente informou que realiza constante fiscalização em conjunto com a secretaria de Segurança nas praias. O secretário Claudio Denicoli reforça que ocupar área de restinga é proibido e que as ações serão mantidas. Em relação ao lixo, campanhas de conscientização estão programadas, mas a Prefeitura pede que a população tenha a compreensão da importância de preservar a natureza.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

12 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

13 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

13 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

15 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

15 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

23 horas atrás