Categories: Notícias

Moradores de José de Anchieta II sofrem sem unidade de saúde

Em junho de 2012 a placa já estava no chão e até hoje a obra não iniciou. Foto: Divulgação / Leitor TN

Gabriel Almeida

Só na placa. Assim está a obra da Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta II que está só na promessa há mais de cinco anos. No dia 23 de setembro de 2011 a placa que indicava o início das obras e enchia os moradores de esperança foi colocada pela Prefeitura da Serra no local da construção. Mas, em julho de 2012 a placa já estava no chão e até hoje a obra não iniciou.

Enquanto a obra não “anda” moradores tem que fazer uso da unidade de saúde do bairro vizinho e reclamam. Para a realização de consultas e exames os moradores têm de se dirigir até o bairro mais próximo, que é José de Anchieta I, onde fica a Unidade Básica de Saúde da comunidade. Para os mais jovens não existe problema, mas para os cidadãos mais idosos a dificuldade é grande já que para chegar a unidade os moradores tem que subir uma ladeira.

Uma moradora da comunidade, Joseni Pereira, disse que a placa foi colocada no local no dia 23 de setembro de 2011 e em julho de 2012 já se encontrava no chão. “A obra teria o prazo de 240 dias para terminar mas já se passaram mais de cinco anos e ainda nem começou”, reclama a moradora.

Joseni disse ainda que já foi até no Ministério Público do Espirito Santo, mas nada foi feito. “Não entendo por qual motivo esta obra não sai. E nem sei se um dia irá sair, pois no local onde deveria ser construída, hoje, o município está construindo uma creche”, afirma.

Margarida Francisca Teixeira, de 63 anos, moradora da região explica que é tudo muito cansativo. “Tenho que subir uma ladeira enorme para chegar até lá. Minhas pernas já não aguentam por conta das varizes”.

Em Julho de 2015, o Jornal Tempo Novo fez uma matéria falando sobre o assunto. Na ocasião a Prefeitura da Serra disse, através do ex-secretário de saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, que a obra estava em fase de captação de recursos e que era uma prioridade para o município, mas não deu nenhum prazo para o inicio da obra.

Agora, em 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a Prefeitura da Serra que disse que o contrato com a empresa que faria a obra foi rescindido porque havia um pedido de convênio com o governo do Estado. O convênio foi feito e agora a Secretaria de Obras vai preparar um novo projeto para a unidade de saúde.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

15 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

16 horas atrás