Moradores do loteamento Portal de Manguinhos estão realizando um abaixo-assinado para pressionar a prefeitura da Serra a adicionar a localidade à condição de bairro. Informam que se sentem desprestigiados, já que são vinculados à Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras.
“Compramos aqui como loteamento, depois bairro. E como havia poucos moradores, fomos inseridos à Morada; só que nunca fomos atendidos como Morada de Laranjeiras. O que temos hoje foi após instituir uma associação de Moradores e lutar junto à prefeitura, em busca de algumas melhorias. Estamos com um abaixo-assinado para nos desmembrar de Morada e também acionamos a Fams para que possamos nos filiar. O que queremos é nos tornar um bairro”, disse o morador Darcy.
Membro da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e coordenador geral da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima disse que a Lei da Amo diz que as entidades a serem trabalhadas são aquelas filiadas a Fams. “Como liderança comunitária, acredito que tudo deve ser dialogado. Se a comunidade entende, em sua maioria, que precisa se tornar bairro, o caminho é simples: é apresentar proposta à prefeitura e à Câmara, que aprova a criação do bairro. A AMO é limitada por Lei e só pode atuar em bairros filiados à Fams”, explicou.
O presidente da Fams, Jean Cassiano, não respondeu aos contatos da reportagem.
Já a prefeitura da Serra disse em nota que de acordo com a lista oficial de bairros da Serra, não existe bairro com o nome Portal de Manguinhos. “Portal de Manguinhos é um loteamento que está localizado no bairro Morada de Laranjeiras”.
Os critérios para criação de novo bairro estão determinados na Lei nº 4514 de 2016. Nela também é possível encontrar a lista oficial de bairros da Serra.
Líder comunitário de Morada de Laranjeiras nega
desprestígio e diz que há oportunismo político
Presidente da Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras, Altair Candeias, disse que todos os loteamentos que formam o bairro – Portal de Manguinhos, Solar de Morada, Laranjeiras II além do que hoje dá nome ao bairro – possuem representantes na entidade.
“É um direito Portal de Manguinhos querer virar bairro, mas para isso precisa fazer os trâmites legais junto à Prefeitura. Porque não puxaram esse movimento antes? Isso é oportunismo de grupo político em ano eleitoral”, critica Altair.
Altair frisa que a decisão de colocar os loteamentos ao longo da Av. Paulo Pereira Gomes, iniciados nos primórdios da década de 2000, como um único bairro foi da prefeitura para otimizar os serviços públicos.
Por fim, diz que todos os equipamentos públicos como escola, creche, centro de convivência, ginásio e campo de futebol são usados por moradores de todos os loteamentos indistintamente. Incluindo aí, diz Altair, programas de exercícios físicos para terceira idade, capoeira, bordados e karatê oferecidos gratuitamente.
“Essa fala de que Portal de Manguinhos é abandonado não procede. “Desde que assumi a Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras, além de chamar dois representantes de lá para compor a diretoria, conseguimos quebra molas em frente ao Happy Days e também nas ruas Rouxinol e Guaxindiba. Conseguimos a instalação de um elevado na Paulo Pereira Gomes em frente ao Jayme Santos, iluminação de todo o loteamento e poda de árvores em toda extensão da rua Rouxinol. Também teve a instalação das placas com os nomes e CEP das ruas e linha do Transcol na rua Rouxinol “, enumerou Altair.
* Matéria atualizada às 15h e 40 de 12/06/20 com a fala do do líder comunitário Altair Candeias
As férias escolares são sinônimo de diversão e descanso, mas também podem representar um desafio para os pais manterem a alimentação saudável das crianças....
A comunidade de Balneário de Carapebus ganhou uma escola nova na noite da última sexta-feira (20). A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carla...
O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber Prado Costa, foi reconhecido como um dos 100 Mais Influentes da Saúde de 2024, na categoria...