Categories: Notícias

Moradores de rua cultivam comida sem veneno em bairro do município

Adriano Alves, José Roberto e Janete Barcellos são atendidos pelo Centro Pop e participam do projeto da horta comunitária. Foto: Fábio Barcelo

Gabriel Almeida

Alface, couve, jiló, quiabo e até berinjela. Esses são alguns dos alimentos cultivados sem agrotóxicos por moradores de rua em plena área urbana do bairro São Diogo, na Serra. A ação é fruto de uma parceria entre a comunidade local, a Igreja Católica e a Prefeitura da Serra e envolve as pessoas atendidas no Centro Pop de Jardim Limoeiro, que fica nas proximidades.

A horta faz parte do projeto Quero Trabalhar tocado pela Pastoral do Povo de Rua e começou em setembro.  A plantação já está crescendo. No terreno, que foi cedido pela comunidade de São Diogo, há também o cultivo de temperos como salsinha, manjericão, cebolinha coentro, folhas como alface e couve e ainda vegetais como jiló, berinjela e quiabo.

No local também é possível encontrar plantas medicinais como boldo, macaé e ornamentais: espada de São Jorge, girassol, entre outras. Coordenadora do Centro Pop da Prefeitura e uma das pessoas que está à frente da iniciativa, Janine Ramos, diz que a ideia é que os alimentos cultivados sejam ofertados para os moradores da comunidade. “Nosso projeto, além de atender essas pessoas em situação de rua, vai beneficiar os moradores do bairro que irão poder receber alimentos frescos e orgânicos”, explica.

A coordenadora ainda disse que até o comportamento dos moradores de rua que trabalham na horta mudou.  “Os coordenadores do projeto que os moradores de rua que participam do Quero Trabalhar começaram a ter mais responsabilidade e até se sentir melhor”, afirma.

É o caso de Janete Maria Barcelos, que veio para o município da Serra para conseguir um emprego e precisa da ajuda do Centro Pop para ter onde se alimentar e pernoitar, já que o local encaminha pessoas para abrigo. “Esse projeto me deixou muito animada. Sou zeladora da horta e amei a ideia. É como se fosse uma terapia para as pessoas que participam”, conta.

No total são 26 moradores de rua participando da horta, iniciativa que também conta com assessoria técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

3 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

4 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

6 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

14 horas atrás