Moradores da Serra que vivem em situação de rua vão poder receber auxílio-moradia mensalmente. A iniciativa é da Prefeitura da Serra que pretende dar o benefício para pessoas que estão em albergues e em abrigos do município.
O valor concedido será de R$ 360. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, vão ter prioridade para inclusão no auxílio os idosos, pessoas com deficiência e mulheres “chefes de família”.
O auxílio será concedido pela Secretaria de Habitação (Sehab) a pessoas previamente indicadas por parecer emitido pela Secretaria de Assistência Social (Semas).
De acordo com a secretária de Habitação (Sehab) da Serra, Cristiane Stem, o projeto tem por objetivo a garantia da cidadania e dos diretos humanos das pessoas em situação de rua na Serra.
“Uma das faces mais extremas da pobreza e de exclusão é não ter um local para viver. Pessoas que não possuem uma residência permanente podem ser privadas de muitas atividades cotidianas e o auxílio busca, justamente, dar uma vida digna àqueles que não dispõem de renda suficiente para obtê-la no mercado”, ressalta.
Cidade tem 150 moradores de rua, diz Prefeitura
Segundo uma estimativa dada pelo próprio Município, a cidade conta atualmente com 150 moradores de rua. Nos últimos meses, a Prefeitura vem investindo em ações com as pessoas que vivem nessa triste situação. Exames médicos, alimentação, estudo e até oportunidade de trabalho são alguns dos serviços que estão sendo oferecidos.
Para conseguir o benefício, o interessado deve atender os seguintes requisitos:
– Estar referenciado na rede de proteção social de média e alta complexidade do município da Serra há pelo menos um ano ininterrupto;
– Não ter sido beneficiado anteriormente por programa semelhante de acesso à moradia;
– Ser maior de 18 anos ou emancipado;
– Possuir documentos de identificação;
– Participar dos programas municipais integrados ao projeto de auxílio-moradia instituídos pelas demais secretarias da Serra para a atender à população em situação de rua.