Moradores denunciam descarte irregular de entulho em área de transbordo | Portal Tempo Novo

Serra, 20 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 20 de maio de 2019 às 17:18

Moradores denunciam descarte irregular de entulho em área de transbordo

Por Vilson Vieira Jr
[email protected]

Descarte irregular de entulhos em ATT de Barcelona preocupa moradores e volume só cresce. (Foto: Leitor)

Moradores de Barcelona estão preocupados com o alto volume de entulhos e lixo que se acumula na Área de Transbordo e Triagem (ATT) existente no bairro. O espaço foi criado pela Prefeitura da Serra para que geradores de pequenas quantidades de resíduos de construção civil na região os depositem em local adequado, para que, em seguida, seja recolhido pelo próprio poder público.

Mas, segundo moradores, não é que está acontecendo. “O local tem sido utilizado de forma incorreta pela própria Prefeitura, que tem usado a ATT como um lixão. Os caminhões da Prefeitura, após realizar serviços em outros bairros, vêm até Barcelona descartar resíduos e lixo, como capim, madeira e terra”, denuncia Dayane Rocha Ferreira, da Associação de Moradores.

Ela diz, ainda, que a quantidade de resíduos acumulada no local é “assustadora” e prejudica a imagem do bairro, uma vez que a ATT fica localizada na entrada de Barcelona. “Pois quem chega na entrada do bairro (Avenida Região Sudeste, próximo à BR 101), já se depara com um enorme lixão. Além dos diversos problemas que o acúmulo do lixo pode causar para os moradores”, ressalta Dayane.

O professor Renato Ribeiro diz que no início do funcionamento da ATT o volume de resíduos era pequeno, mas tem aumentado muito. “Temos visto caminhões estacionando e descarregando muito entulho. Acreditamos que são oriundos de obras realizadas pela própria prefeitura. São pilhas e pilhas na entrada do bairro”, relata o morador. Para Renato, a prefeitura tem demorado para fazer o recolhimento do entulho acumulado no local.

“O que víamos antes é que os moradores descartavam uma quantidade de resíduos e a Prefeitura fazia rapidamente o recolhimento, ao contrário de hoje”, frisa o professor.

E preocupados com os casos de dengue no bairro e na cidade, outro alvo de insatisfação dos moradores é pouca presença dos serviços de limpeza e capina no bairro, os quais não estariam sendo realizados de forma regular.

Outro lado

Sobre os serviços limpeza, a Prefeitura da Serra informou que equipes estão atuando em Barcelona. 

Já com relação à Área de Transbordo e Triagem do bairro (ATT), o órgão diz que o espaço foi criado para receber apenas resíduos da construção civil de pequenos geradores. Explicou, ainda, que o local é “monitorado para evitar que aconteça o descarte irregular de entulho por parte de empresas da Serra e de outros municípios”. A respeito da demora para o recolhimento do lixo depositado na ATT e seu alto volume observado por moradores, a resposta da Prefeitura é que o material fica temporariamente na área para, posteriormente, ser encaminhado à Marca Ambiental para destinação final correta.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Renato Casagrande no Governo do Estado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por