Com aproximadamente 41 anos de existência, a biblioteca comunitária de Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, estaria passando por momentos difíceis. De acordo com denúncias de usuários, o local não está aberto ao público e vem, supostamente, sendo desmontado pela Associação de Moradores. A comunidade, que utiliza o espaço para leitura e pesquisas, teme pelo encerramento das atividades.
Nos últimos dias, segundo os moradores, a biblioteca estaria completamente fechada e a entrada de usuários estaria sendo impedida. Uma das populares que denuncia a situação é a Graça Egner. Moradora antiga do bairro, ela relata dificuldades para acessar as dependências.
Vale ressaltar que a biblioteca é comunitária e possui administração da Associação de Moradores de Parque Residencial Laranjeiras, que atualmente está sob a gestão da presidente Lusmar Furtado.
“Já faz tempo que a Associação está deixando a nossa biblioteca completamente fechada. Estamos sendo impedidos de acessar o local, que é nosso. A atual gestão do bairro demitiu funcionários e deixou o espaço vazio, sem pessoas que pudessem nos atender. Isso me deixa triste; sempre utilizei a biblioteca e não somente para leitura, mas também para fazer cópias, digitalização e informática”, denunciou Graça.
Uma fonte ouvida pela reportagem que faz parte da chapa eleita para diretoria da Associação e pediu para não ser identificada por medo de represálias também denunciou o suposto desmonte do bem público. “Já ouvimos que a diretoria possui novos projetos para o espaço, que segundo eles, estaria sendo mal utilizado. O problema é que essa é uma das únicas bibliotecas comunitárias da Serra e possui uma carga histórica com todos nós”, disse.
Em setembro de 2017, o Jornal TEMPO NOVO divulgou uma matéria onde demonstrava a importância da biblioteca, que fica dentro das dependências da associação. Naquela época, o local recebia cerca de 43 mil visitantes por ano e possuía um acervo de mais de 20 mil livros. Além disso, tinha um espaço para realização de pesquisas, utilizado por estudantes de escolas públicas e privadas.
Associação diz que vai “modernizar” biblioteca
A líder-comunitária de Parque Residencial Laranjeiras, Lusmar Furtado, negou que a associação tenha fechado a biblioteca. Justificou o não atendimento ao público por conta de atestados médicos de funcionários, o que estaria inviabilizando a abertura. No entanto, a presidente confirmou que possui novos projetos para o local.
“A biblioteca ficou fechada nos últimos dias porque não tínhamos funcionários para atender. A pessoa que é responsável pelo atendimento está de atestado médico. Neste caso, eu não tenho o que fazer, é um direito dela como trabalhadora de se afastar. A outra funcionária só trabalha três horas por dia na parte da tarde e neste período estamos abrindo diariamente”, afirmou.
Sobre o suposto desmonte da biblioteca, Lusmar afirmou que pretende modernizar o espaço, porém, não deu detalhes sobre como essa modernização seria feita. A presidente também foi questionada se haveria uma diminuição do espaço de livros.
“Nós não podemos ficar parados no tempo. A Associação de Moradores está com outras prioridades neste momento, principalmente, nas reformas de espaços que possuíamos e estavam abandonados. Só que já sabemos que do jeito que está a biblioteca não pode ficar. As pessoas estão indo lá mais para tirar xerox do que para leitura”, concluiu.
A presidente da Associação disse que a biblioteca deve voltar a funcionar plenamente nesta sexta-feira (24).
Além de Fernando Anitelli, o evento terá outros dois shows: Luau do Casanova e Cadu Caruzo. Crédito: Divulgação Liderado por…
O clássico do balé 'Quebra-Nozes' é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos…
O homem de 56 anos foi preso durante uma abordagem da PRF na BR 101/ Divulgação PRF Uma abordagem da…
A Justiça derrubou a censura de Pablo Muribeca contra matérias do Jornal Tempo Novo. Crédito: Divulgação O Tribunal Regional Eleitoral…
Além da entrega de brinquedos, o Natal Solidário, contará com diversas atrações para crianças e adolescentes: tudo gratuito. Crédito: Divulgação…
O idoso, identificado como Francisco de Assis Júnior, morreu após ser atropelado por uma viatura da Polícia Militar na Serra.…