Notícias

Moradores denunciam desmonte e temem fechamento de biblioteca de 41 anos em Laranjeiras

A biblioteca fica situada dentro da Associação de Moradores de Laranjeiras. Foto: Divulgação

Com aproximadamente 41 anos de existência, a biblioteca comunitária de Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, estaria passando por momentos difíceis. De acordo com denúncias de usuários, o local não está aberto ao público e vem, supostamente, sendo desmontado pela Associação de Moradores. A comunidade, que utiliza o espaço para leitura e pesquisas, teme pelo encerramento das atividades.

Nos últimos dias, segundo os moradores, a biblioteca estaria completamente fechada e a entrada de usuários estaria sendo impedida. Uma das populares que denuncia a situação é a Graça Egner. Moradora antiga do bairro, ela relata dificuldades para acessar as dependências.

Vale ressaltar que a biblioteca é comunitária e possui administração da Associação de Moradores de Parque Residencial Laranjeiras, que atualmente está sob a gestão da presidente Lusmar Furtado.

“Já faz tempo que a Associação está deixando a nossa biblioteca completamente fechada. Estamos sendo impedidos de acessar o local, que é nosso. A atual gestão do bairro demitiu funcionários e deixou o espaço vazio, sem pessoas que pudessem nos atender. Isso me deixa triste; sempre utilizei a biblioteca e não somente para leitura, mas também para fazer cópias, digitalização e informática”, denunciou Graça.

Uma fonte ouvida pela reportagem que faz parte da chapa eleita para diretoria da Associação e pediu para não ser identificada por medo de represálias também denunciou o suposto desmonte do bem público.  “Já ouvimos que a diretoria possui novos projetos para o espaço, que segundo eles, estaria sendo mal utilizado. O problema é que essa é uma das únicas bibliotecas comunitárias da Serra e possui uma carga histórica com todos nós”, disse.

Em setembro de 2017, o Jornal TEMPO NOVO divulgou uma matéria onde demonstrava a importância da biblioteca, que fica dentro das dependências da associação. Naquela época, o local recebia cerca de 43 mil visitantes por ano e possuía um acervo de mais de 20 mil livros. Além disso, tinha um espaço para realização de pesquisas, utilizado por estudantes de escolas públicas e privadas.

Associação diz que vai “modernizar” biblioteca

A líder-comunitária de Parque Residencial Laranjeiras, Lusmar Furtado, negou que a associação tenha fechado a biblioteca. Justificou o não atendimento ao público por conta de atestados médicos de funcionários, o que estaria inviabilizando a abertura. No entanto, a presidente confirmou que possui novos projetos para o local.

“A biblioteca ficou fechada nos últimos dias porque não tínhamos funcionários para atender. A pessoa que é responsável pelo atendimento está de atestado médico. Neste caso, eu não tenho o que fazer, é um direito dela como trabalhadora de se afastar. A outra funcionária só trabalha três horas por dia na parte da tarde e neste período estamos abrindo diariamente”, afirmou.

Sobre o suposto desmonte da biblioteca, Lusmar afirmou que pretende modernizar o espaço, porém, não deu detalhes sobre como essa modernização seria feita. A presidente também foi questionada se haveria uma diminuição do espaço de livros.

“Nós não podemos ficar parados no tempo. A Associação de Moradores está com outras prioridades neste momento, principalmente, nas reformas de espaços que possuíamos e estavam abandonados. Só que já sabemos que do jeito que está a biblioteca não pode ficar. As pessoas estão indo lá mais para tirar xerox do que para leitura”, concluiu.

A presidente da Associação disse que a biblioteca deve voltar a funcionar plenamente nesta sexta-feira (24).

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

10 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

11 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

11 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

12 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

12 horas atrás