Ana Paula Bonelli
Este ano, mais uma vez, a Serra não teve decoração natalina feita pela prefeitura. Mas isso não desanimou comunidades de alguns bairros, que resolveram meter a mão na massa para erguerem árvores de Natal e celebrar a data.
Um exemplo é o bairro Pitanga onde os moradores montaram uma árvore de oito metros de altura na praça, usando materiais doados pela própria comunidade. A estrutura conta com pisca pisca, o que dá um belo espetáculo à noite.
“A árvore é toda desmontável e poderá ser reaproveitada ano que vem e até para frente. Contamos com a ajuda do pastor Anex Rodrigues da igreja Batista Nacional nesse projeto”, conta o presidente da associação de moradores Luiz Henrique, popularmente conhecido como Zika.
Quem também não perdeu tempo foi a comunidade de Barcelona, que montou sua árvore natalina na Praça dos Ipês, localizada na parte central do bairro. A estrutura tem como base, materiais recicláveis, como garrafas pet, sendo mil no total. E, com seis metros de altura, conta com pisca-pisca e outros enfeites.
Segundo um dos organizadores da ação comunitária, o morador Renato Ribeiro, além do resgate do espírito natalino, o objetivo é a ocupação da praça pelas famílias. “O nosso desejo sempre foi que a praça voltasse a ser ocupada pelas famílias e principalmente pelas crianças. Nos últimos dois anos a árvore comunitária tem provocado isso”.
Já no bairro São Geraldo, os moradores se uniram e além de fazer uma árvore de Natal, também decoraram a praça da comunidade. A árvore tem três metros de alturae conta com pisca-pisca, Foram utilizadas 1.000 garrafas pets, além de pneus usados de bicicletas para enfeitar toda a praça.
“A comunidade está gostando muito. Está feliz. É algo novo que nunca tivemos. No dia da inauguração da árvore, no dia 15, tivemos mais de 200 pessoas prestigiando o evento que teve até apresentação de coral”, conta o vice-presidente da associação de moradores do bairro, Alan Freitas.