Comunidade pede mais eficiência no combate ao incêndio que prejudica o ar da Grande Vitória desde janeiro
Por Gabriel Almeida
O interminável incêndio nas turfas que está atormentado moradores de José de Anchieta e bairros do entorno. Por conta da situação que já dura mais de dois meses um protesto que está sendo organizado pelos moradores da região através das redes sociais.
O ato virou evento no Facebook e está marcado para o próximo sábado (18) às 09h. A intenção dos organizadores é fechar a BR-101 em frente à entrada do bairro. “Vamos se unir (sic), vamos para a rua na entrada do bairro. Nada de briga, nem de quebra quebra. Queremos só uma resposta”, diz Júnior Assis, um dos organizadores.
“Meu melhor amigo tem sido o nebulizador”, acrescentou Catrini Mattos, moradora de José de Anchieta que confirmou presença no ato.
Moradores disseram também que na madrugada de ontem (12) para a manhã desta segunda (13) a fumaça piorou bastante. Motoristas das linhas de ônibus que passam na região (843 e 898) estavam reclamando que nas primeiras viagens que acontecem de 04h50 às 7h estava perigoso, pois a fumaça reduziu a visibilidade.
Em Jardim Limoeiro, Colina de Laranjeiras, Parque Residencial Laranjeiras e até em bairros de Vitória moradores sentiram o cheiro da queimada nesta madrugada.
Asma, bronquite, rinite e sinusite
Segundo a vice-presidente da Associação de Moradores de José de Anchieta II, Marida do Carmo, a fumaça vem atormentando as noites de quem mora na região. “Tenho acompanhado de perto a situação das turfas, podemos dizer que os casos de problemas respiratórios aumentaram na região”, relatou ela.
No início de março a presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo, a médica Ciléia Martins, disse que o atendimento de idosos e crianças com problemas respiratórios na Serra aumentou de 20% a 30% neste período de incêndio nas turfas. Ciléia também atende na rede pública e privada do município.
A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros disse na semana passada que o incêndio pode ser criminoso. Uma substância oleosa foi encontrada nas turfas e enviada para laboratório. Até a manhã desta segunda ainda não havia sido divulgado que tipo de substância é essa.
Fogo no solo
Por semanas o Corpo de Bombeiros combateu o fogo usando água de uma estação de tratamento de esgoto de Vitória. O solo de turfas é formado por uma camada de restos de plantas que fica numa profundidade de até 1,5 metro.
Segundo o aspirante Gabriel Caliman do Corpo de Bombeiros o fogo pega do solo em direção à superfície, por isto a dificuldade no combate.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…