Por Conceição Nascimento
Foram retomadas na última terça-feira (14) as discussões sobre o Orçamento Participativo (OP), instrumento utilizado pelas comunidades para escolher obras e serviços da prefeitura da Serra para seus bairros. Segundo dados da organização do evento, mais de 300 lideranças participaram do encontro, que contou com a participação do prefeito Audifax Barcelos (PSB), de secretários municipais e outras lideranças.
A reunião foi realizada na Associação de Moradores de Laranjeiras, quando a equipe da prefeitura e representantes do movimento popular apresentaram a metodologia de discussão e o cronograma de atividades para 2015. Quatro assembleias regionais foram agendadas na plenária de abertura e devem ser realizadas nas próximas semanas.
“As assembleias regionais para escolha de obras e serviços serão concluídas até o final de maio. Percebemos que os moradores estão entusiasmados com a retomada dos debates”, disse a secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Lauriete Caneva.
Em relação à metodologia, segundo orientação da equipe da prefeitura, deve seguir o critério de prioridades como drenagem e pavimentação (em ruas com até 80% de ocupação); obras paralisadas, saúde, educação e habitação.
OP
O Orçamento Participativo foi instituído em 1998, com a lei 1788/1994 e, desde então, foram investidos mais de R$ 800 milhões em obras, tendo sido concluídas aproximadamente 700 e outras 46 estão em andamento. As discussões foram paralisadas em 2009.
Confira o cronograma com as quatro primeiras assembleias regionais: