por Clarice Poltronieri
Não deve ser fácil viver num lugar onde a rua é sem pavimentação e ainda com esgoto a céu aberto. Esta é a realidade dos moradores da rua Ameixeira, em Balneário de Carapebus. Quem reside no local afirma que os problemas se agravaram quando a Cesan começou a instalar a rede de esgoto, obra que ainda não foi concluída.
Os moradores dizem também que o aterro feito pela Cesan após a instalação da rede não ficou bem compactado, gerando muita lama quando chove e deixando a via intransitável.
“Tem uma rede de esgoto que sai no meio da rua e toda vez que chove ela vem à tona. A Cesan já veio várias vezes, fez o reparo, mas nada resolve. Além disso, a lama invade a rua e ninguém consegue transitar”, reclama José Inácio Barth, morador do bairro.
Outro morador, Francisco João Pimenta, também reclama. “O esgoto estava entrando na minha casa. Reclamei com a Cesan e a prefeitura, mas ninguém veio aqui ver. Tive que fazer uma vala para desviar o esgoto para o rio. Eles mexeram no saneamento e não deixaram como estava. O aterro foi mal feito e quando chove, é a comunidade que fica no prejuízo”.
A assessoria de imprensa da Cesan comunicou, por meio de nota, que o sistema de esgotamento sanitário está sendo construído e só deve ficar pronto em 2016. Com relação ao esgoto a céu aberto disse ser de responsabilidade da prefeitura resolver enviando um caminhão sugador.
Já a assessoria da prefeitura informou que a limpeza de fossas é feita semanalmente e que o serviço pode ser agendado pelo telefone 3291-5306. Acrescentou que existe um projeto de drenagem e pavimentação do bairro em captação de recursos, mas não deu nenhuma previsão de quando se iniciará.