O sol voltou a aparecer no Espírito Santo, mas o medo de novos deslizamentos continua na cabeça de moradores do bairro José de Anchieta II. Isso acontece porque na comunidade existe um barranco que, toda vez que chove, uma parte de terra se desprende e cai no meio da rua Santa Luzia. Além disso, existem casas em cima e abaixo da ribanceira.
Na última sexta-feira (22) – dia que uma forte chuva atingiu a Serra – uma parte da ribanceira veio se desprendeu, desabou e assustou os moradores próximos. Um vídeo enviado por populares e publicado pelo TEMPO NOVO mostra o desespero da comunidade por conta do ocorrido. Só este ano, o barranco já desabou, pelo menos, umas três vezes.
A moradora da comunidade, Margarida Couto, reclama da situação. “Há anos recebemos promessas de que seria feito um muro de arrimo nesse barranco, mas até hoje só ficou no papo. Eu moro em frente e toda vez que começa a chover, a preocupação toma conta de mim e da minha família. Só Deus para nos guardar”, afirma.
Leia também: Ribanceira começa a desabar e pode atingir casas na Serra
Margarida ainda disse que esse ano a ribanceira desabou umas três vezes. “É só chover forte que a terra se desprende. Na penúltima vez, era tanta terra que a rua precisou ser interditada até que uma equipe da prefeitura veio limpar o local. Precisamos de uma solução logo”, reclama.
Dório Ribeiro também reclama do problema. O morador tem uma residência abaixo da ribanceira e teme deslizamentos. “A Prefeitura está gastando tanto dinheiro com coisas bobas e investindo em bairros de alto padrão, mas nas comunidades mais simples nada é feito. Nosso bairro está abandonado pelo poder público e essa ribanceira é a prova disso”, disse o popular.
Prefeitura não tem previsão de fazer obras em ribanceira
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para apresentar as denúncias dos moradores. A reportagem questionou se o Município pretende realizar alguma obra de contenção na ribanceira.
A assessoria de imprensa disse que a Defesa Civil monitora as encostas do município, inclusive no bairro citado, “e toma as medidas necessárias”. Informou ainda que uma equipe da Secretaria de Obras também já esteve no bairro realizando vistoria para análise de viabilidade técnica de obras no local.
Veja vídeo de ribanceira desabando: