Categories: Meio Ambiente

Mortandade de peixes na Juara cai e estudo sai na segunda (04)

As tilápias têm apresentado feridas profundas. Esta, retirada de um tanque-rede, estava viva. Foto: Clarice PoltronieriAs tilápias têm apresentado feridas profundas. Esta, retirada de um tanque-rede, estava viva. Foto: Clarice Poltronieri
As tilápias têm apresentado feridas profundas. Esta, retirada de um tanque-rede, estava viva. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

A mortandade de peixes de água doce na lagoa Juara em Jacaraípe diminuiu.  Uma das prováveis causas é a diminuição da salinização da água por conta das chuvas dos últimos dias. A análise dos peixes coletados na última semana deve ficar pronta na próxima segunda (4), mas a das águas só em 45 dias.

Por hora, segue a orientação de não vender nem consumir peixes da lagoa até que saia o resultado das análises. “Só quem está vendendo é a Associação de Pescadores, que traz tilápias de Linhares. Nós estamos seguindo a recomendação de não vender. Depois da chuva, diminuiu a quantidade de peixes mortos, pois reduziu a salinidade da lagoa”, conta Jovani Soprani, pescador da lagoa.

A Associação de Pescadores da Juara, responsável pelo projeto de piscicultura, resolveu pagar uma análise das tilápias e reconhece a diminuição das mortes. Segundo o presidente da entidade, Deraldo Balestrero, a mortandade está relacionada a duas questões: a salinização da água e o que ele chama de ‘futucão’, que são pescadores clandestinos que batem nos tanques rede para fazer a tilápia fugir. “Isso deixa o peixe estressado e machucado. Junta o sal e fica desse jeito”, diz.

A assessoria de imprensa da Prefeitura diz que o resultado da análise dos peixes está previsto para a próxima segunda (4), o da água em 45 dias, e que pediu urgência nos resultados.

Já a assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) afirma que técnicos foram à lagoa na última segunda (27) e constataram redução da mortandade. Afirmou que técnicos do instituto vão se juntar aos da prefeitura, para estudar o caso. Moradores que virem peixes mortos no local podem acionar a Prefeitura pelos telefones 99951-2321 e 0800-2839780.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

9 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

12 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

13 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

13 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

14 horas atrás