Categories: Meio Ambiente

Morte, alagamentos, deslizamentos e caos no trânsito: balanço da tarde-noite infernal com super chuva

Por Bruno Lyra     

A água invadiu lojas e causou prejuízos na Avenida Central de Laranjeiras, principal centro comercial da Serra. Foto: Yuri Scardini A água invadiu lojas e causou prejuízos na Avenida Central de Laranjeiras, principal centro comercial da Serra. Foto: Yuri Scardini
A água invadiu lojas e causou prejuízos na Avenida Central de Laranjeiras, principal centro comercial da Serra. Foto: Yuri Scardini

Uma morte, 71 pontos de alagamentos, 10 deslizamentos, 11 quedas de muro, seis quedas de tapume e um enorme prejuízo financeiro. Este é o saldo da superchuva que desabou sobre a Serra entre a tarde de ontem(30) e o início da madrugada desta sexta(31). O balanço foi divulgado agora há pouco pelo coordenador de Comunicação do Município, André Toscano.

Segundo André, no início da manhã ainda havia cerca de 40 pessoas desalojadas ou desabrigadas no município. No fundo de vale do córrego São Diogo em Novo Horizonte e nas margens da lagoa Pau Brasil em Hélio Ferraz casas seguiam inundadas.

Em Jardim Carapina também há inundação. De acordo com André a nova estrada que está sendo implantada para contornar o bairro acabou represando a água. “No momento está sendo estudada a abertura da estrada para dar fluidez à água”, disse.

O coordenador informou que a região de Jacaraípe não foi tão atingida quanto nas chuvas de dezembro de 2013. Ele disse que o nível do rio subiu bastante, mas por volta das 2h já havia recuado. O rio Jacaraípe passa por obra de dragagem e alargamento do leito tocada pela Prefeitura ao custo de R$ 10 milhões.

Trânsito

André disse que neste momento há esforços concentrados para desobstruir o trânsito nas vias da cidade. “Há interrupção entre na Norte x Sul entre Barcelona e Maringá, onde houve queda de bairreira. Na BR 101 o quilômetro 266 próximo a revendedora da Volkswagen ainda continua alagado”, contou.

Pelo Twiter, a concessionária ECO 101 informou que as pistas laterais do trecho haviam sido liberadas por volta das 10h. Mas as pistas centrais seguem inundadas.  Às 10h e 30 a ECO informou também que havia liberado trecho da rodovia na região da Serra-sede.   

Outra via que segue interrompida é a rua Carlos Polido, conhecida como Tobogã, que liga Laranjeiras e Chácara Parreiral. O córrego Laranjeiras arrastou parte da rua e uma casa onde funcionava uma oficina. Há risco de mais deslizamento no local.

Morte

Por volta das 21h de ontem José Higino de Lima morreu ao ser atingido por um muro quando tentava desobstruir uma passagem de água.   Confira na galeria abaixo outras imagens de estragos provocados pelas chuvas.

 

 

Veja vídeo:

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Ativistas convocam ato em defesa da fé após conflito entre vereador e servidora umbandista

Antonio CEA: Crédito divulgação Diversas entidades religiosas e organizações de defesa da igualdade racial estão convocando ativistas e simpatizantes para…

9 horas atrás

Comunicado – 13/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 13-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

9 horas atrás

Guarda da Serra recebe 175 pistolas .40 para reforçar a segurança nos bairros

As 75 pistolas de calibre .40 foram doadas pelo Governo do Estado a Guarda Civil Municipal da Serra em 2024…

9 horas atrás

Sucesso de público, Klebson Carrera volta à Serra com stand-up solo nesta sexta

Além dos palcos, Klebson Carrera atua como roteirista e diretor de espetáculos de comédia e já dividiu palco com nomes…

10 horas atrás

Brincadeiras e teatro infantil com Peter Pan gratuitos para crianças na Serra

Neste domingo (18), será apresentado o espetáculo Peter Pan, que narra as aventuras do menino que se recusa a crescer.…

10 horas atrás

Vereador da Serra nega ter ofendido servidora umbandista e dá sua versão dos fatos

Na frente da delegacia, CEA dá sua versão dos fatos. Crédito: divulgação. Após a repercussão de uma denúncia feita por…

10 horas atrás