Por Clarice Poltronieri
Esgoto a céu aberto na rua Pomba em Novo Horizonte há quase três anos pode ter matado uma pessoa. A moradora Solange Almeida Mangueira disse que seu marido Márcio de Souza Gonçalves, de 36 anos, faleceu três dias depois de ter tido contato com a água do esgoto.
Segundo ela, Márcio estava com o pé ferido e ao passar de moto no ponto do vazamento, a água do esgoto respingou no corpo dele. No dia seguinte começou a passar mal e três dias depois estava morto. “A médica falou que foi por causa de uma bactéria que vive nas fezes humanas”, desabafa.
Solange disse que na certidão de óbito, a causa da morte é miocardite, bactéria estafilococcia e choque séptico. Ela acrescenta que desde então ligou várias vezes para a prefeitura e para Cesan pedindo que acertassem o vazamento, que só foi estancado na semana passada.
Crianças que moram na rua também podem ter adoecido no contato com a sujeira. É o que diz Joseane Santana, mãe de Wenderson de 8 anos e Weverton de 3 anos, que brincam constantemente no local. “O médico disse que foi por isso”, conta Joseane.
A assessoria de comunicação da prefeitura disse que uma equipe foi ao local para avaliar a situação. E segundo os moradores conseguiu desentupir o esgoto com um caminhão limpa-fossa.
Não poderia
Já a assessoria de comunicação da Cesan disse que as obras de esgotamento sanitário do bairro ainda não estão prontas e por isto não poderia ter ligação de esgoto no ponto citado pelos moradores. Disse que técnicos da Cesan estão avaliando medidas para resolver os problemas de vazamentos pontuais. E pede aos moradores que não liguem seus imóveis à rede antes da conclusão das obras.