Meio Ambiente

Morte de peixes em lagoa pode ter sido causada por esgoto da Cesan/Ambiental Serra, diz ambientalista

Milhares de peixes foram encontrados mortos na Lagoa de Carapebus, na Serra. Foto: Clesio Galego

Sofrendo há anos com o descarte de esgoto não tratado, a lagoa de Carapebus foi palco de uma triste cena durante este domingo (24): milhares de peixes foram encontrados mortos nas suas águas. E a principal suspeita é que o lançamento de resíduos in natura pela Cesan/Ambiental Serra possa ser o responsável pela mortandade, segundo ambientalista. A Prefeitura da Serra também apura quais as causas e acionou o Ministério Público para as investigações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, uma equipe esteve na Lagoa de Carapebus e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ser a causa da mortandade de peixes. Ainda segundo a pasta, o secretário Cláudio Denicoli acionou o Ministério Público para cobrar explicações.

O objetivo, de acordo com o secretário, é apurar se as duas empresas tem responsabilidade em relação ao lançamento de esgotos sem tratamento na lagoa e também reavaliar os contratos, investimentos e cronograma de ação.

O ambientalista Eraylton Moreschi Junior responsabiliza a Cesan e Ambiental Serra pela mortandade, que ele classifica como ‘crime ambiental’. “Não posso afirmar com toda certeza que as próprias empresas estão lançando esgoto na lagoa, mas como elas são responsáveis pelo tratamento do município e por disponibilizar rede de esgoto para os moradores, direta ou indiretamente elas estão lançando esses resíduos na lagoa”, disse.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO na tarde deste domingo, a cena trágica da morte dos peixes foi registrada por moradores que frequentavam o balneário, onde o manancial deságua. Vídeos e fotos recebidos pela reportagem mostram milhares de peixes boiando na água e outros já lançados nas margens da lagoa. Segundo ambientalistas, não se trata de um fenômeno natural, mas há grandes chances da causa ser o esgoto in natura.

“Isso é uma tragédia, a causa não é natural com toda certeza. Essa situação é fruto da ação humana e bastante provável que seja poluição por esgoto”, disse o biólogo Cláudio Santiago em conversa com a reportagem.

Cesan/Ambiental Serra

Instituída em janeiro de 2015 sob a justificativa de ampliar a cobertura de coleta e tratamento melhorar a qualidade do esgoto tratada na Serra, a PPP vem sendo objeto de polêmica. Uma das principais é a frequência com que esgoto coletado – e cobrado – é lançado sem o devido tratamento no meio ambiente. Por conta disso, a Ambiental Serra e a Cesan já acumulam valores milionárias se multas aplicadas pela Prefeitura nos últimos anos.

A reportagem entrou em contato com as empresas que se manifestou por meio de nota. O texto diz que todo o esgoto coletado pela Cesan é tratado e devolvido limpo para o ambiente. Afirma ainda que para evitar o lançamento de esgoto sem tratamento nos mananciais, os moradores devem ligar seus imóveis ao sistema de coleta e tratamento do esgoto.

“Na Serra, o serviço está disponível para 86,8% dos moradores. Destes, 71,7% já ligaram seus imóveis e cerca de 15% dos habitantes, o que representa aproximadamente 50 mil imóveis, têm o serviço disponível mas ainda não estão ligados ao sistema de coleta e tratamento do esgoto.”

Por fim, a Cesan/Ambiental Serra afirma que não foi acionada pela Prefeitura da Serra. “A empresa está à disposição para colaborar com todas as ações para a despoluição dos mananciais”, finaliza.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

15 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

16 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás