Serra, 26 de Abril de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 19 de Março de 2018 às 17:08

Morte suspeita por H1N1 em Upa da Serra sede


Upa de Serra sede. Foto: Divulgação

Após a morte de um paciente na Upa de Serra sede na manhã desta segunda-feira (19), o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) deve divulgar em até sete dias o resultado sobre o motivo do óbito. Segundo informações de familiares e amigos do paciente, que morava em Vista da Serra I, há suspeita de que o óbito seja resultado de vírus H1N1.

“Os servidores da Upa isolaram o paciente e passaram a utilizar máscaras. Ele estava há uma semana buscando atendimento na Upa, mas foi encaminhado pra casa, após um raio x. Ainda não fomos orientados sobre quais procedimentos jurídicos vamos adotar”, disse um amigo da vítima.

A reportagem teve acesso às informações do laudo encaminhado pela Upa ao Serviço de Vedrificação de Óbitos (SVO), conforme imagem no final da matéria. 

Segundo informações da Secretaria de Comunicação, questionada pela reportagem a respeito do uso das máscaras, o procedimento é padrão para estes casos. A nota acrescenta que não há nenhum registro de H1N1 na Serra este ano.

“Em todos os casos de quadro respiratório agudo e grave precedido de sintomas de gripe, os profissionais estão autorizados a colher material e enviar para exame. Esta era a situação do paciente citado, que teve o material colhido e enviado para exame, conforme o procedimento que vem sendo adotado pelas secretarias municipais.

O material foi colhido e enviado para o Lacen, que apresenta o resultado em até 7 dias. A divulgação destes dados não é feita pela Secretaria Municipal da Saúde.

Este procedimento é adotado desde 2009. Neste ano, em todos os casos de pacientes que tinham este quadro, o resultado foi negativo para H1N1”.

Segundo informações do boletim médico sobre o caso, o paciente, de 35 anos, deu entrada na Upa há cinco dias, quando foi medicado. Na última sexta-feira (16), ele retornou ao local, de onde seria encaminhado para internação em outra unidade, o que não aconteceu.




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por