A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira (16) os dados referentes às vítimas fatais no trânsito do Espírito Santo. De acordo com as estatísticas, de janeiro a agosto deste ano, 643 pessoas perderam a vida nas vias públicas do estado. Esse número representa um aumento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 547 óbitos.
Na contramão dessa tendência, a Serra apresentou uma redução de 26% nas mortes causadas por acidentes de trânsito. Segundo o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 35 óbitos no município, contra 47 no mesmo período do ano passado.
Distribuição das ocorrências fatais na Serra em 2024
No acumulado de acidentes fatais na Serra ao longo dos anos, observa-se uma tendência de flutuação. Comparando com os anos anteriores, 2024 mostra uma queda significativa até o mês de agosto:
Veja os números das vítimas fatais
De acordo com apuração do Tempo Novo, a maior parte das ocorrências foi registrada em rodovias estaduais e vias municipais, totalizando 73% dos casos. Homens são a maioria das vítimas, representando 82% do total.
Houve também um aumento de 16,9% nos atropelamentos com morte, com 90 vítimas em 2024 contra 77 no ano anterior. Em contrapartida, as mortes de ciclistas diminuíram 46,3%, passando de 41 em 2023 para 22 em 2024. Já os óbitos de motociclistas aumentaram 21,5%, totalizando 322 vítimas nos primeiros oito meses de 2024, contra 265 no mesmo período de 2023.
Os números de acidentes fatais no estado, mês a mês em 2024, são os seguintes:
Ações de prevenção na Serra
Na Serra, o Departamento Operacional de Trânsito (DOT) realiza diversas ações para conscientização, incluindo operações e fiscalizações no trânsito. O projeto Transitando também se destaca, atuando em toda a rede municipal de ensino para promover uma mudança cultural em relação ao trânsito.
+ Chefe do tráfico em Eldorado, na Serra, acusado de duplo homicídio é preso em Cariacica
Os resultados obtidos no município são fruto da colaboração entre diversas Agências de Segurança Pública, como o BPTRAN e a PRF, em conjunto com o SAMU, Corpo de Bombeiros e a Eco 101. Além disso, a participação dos cidadãos tem sido fundamental para essa mudança, por meio de notificações de situações de risco.
Como acionar o DOT da Serra
A população pode entrar em contato com o DOT da Serra pelo número (27) 98182-0220, disponível para chamadas e mensagens via WhatsApp. É possível solicitar fiscalização de trânsito, relatar riscos à segurança viária, acidentes em vias municipais, problemas com semáforos, animais soltos nas vias e outras questões relacionadas à mobilidade.
A trabalhadora doméstica lone Félix dos Santos, de 40 anos, morreu após ser atingida por um disparo durante um tiroteio…
O professor tinha ido buscar a filha para tomar sorvete quando foi surpreendido por um atirador/ Reprodução Redes Sociais. Um…
A Folia de Reis de Nova Almeida acontece na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto:…
O céu amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli A chegada deste sábado (4) marca o primeiro fim de…
Foto: Divulgação ROMU Na última segunda-feira, 30, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra,…
A entrada para a exposição é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição online no Sympla/Divulgação Os fãs de Harry…