Categories: Arquivo

Mosquitos invadem bairros da cidade

Por Ayanne Karoline

Arsenal. Marriete, de Nova Almeida, está tendo muito trabalho e gastos para manter a família protegida da mosquitada. Foto: Ayanne Karoline

Que o verão deste ano está se superando em calor não restam dúvidas. Mas junto com os dias de sol, vem o aumento de insetos, os populares mosquitos ou pernilongos. As reclamações por conta desses visitantes indesejáveis são tão frequentes quanto as altas temperaturas.

A dona de casa Debora Timóteo, moradora de Nova Almeida, diz que apela para raquetes elétricas e inseticidas, além de usar o tradicional ventilador para espantar os “bichinhos”. “Nesse calor que está fazendo, os mosquitos aumentam muito à noite, fica quase insuportável”, conta.

Já a estudante de pedagogia Marriete Conceição Soares diz que, além do calor, ainda precisa lidar com uma espécie de matagal atrás de casa, o que faz os mosquitos proliferarem intensamente. A solução encontrada foi colocar telas em todas as janelas. “Tenho um filho de quatro anos e evito expor ele a picadas. Não posso abrir a porta que eles entram em grande quantidade”, lamenta.

O biólogo do Núcleo de Entomologia do ES, Helder Ricas, explica que a temperatura alta é um fator de proliferação dos mosquitos, mas as fêmeas precisam de água para depositar seus ovos e os filhotes são criados lá. “Neste cenário, água de chuvas ou acumuladas em toneis, latinhas, copos na praia ou outros recipientes são destino certo da reprodução dos mosquitos”.

Além de repelentes, telas e inseticidas, o carro fumacê é uma das medidas eficientes no combate aos mosquitinhos indesejados.

A Prefeitura, por meio de nota, informou que o fumacê circula diariamente, inclusive aos finais de semana, nos bairros. O veículo percorre nos horários mais eficazes para combate ao mosquito: das 4h30 às 8h30 e das 16h30 às 21h30. Como o trabalho é realizado em ciclos, o retorno ao bairro ocorre no prazo de dez dias. O carro fumacê visa, principalmente, o controle do pernilongo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mercadinho Criativo oferece opções de produtos artesanais em shoppings da Serra

O evento continuará sua itinerância entre os shoppings ao longo do ano, criando novas oportunidades para os expositores/ Divulgação Quem…

3 horas atrás

Palestra sobre liderança e transformação econômica e social das cidades acontece na Serra

Reprodução Google Maps Na próxima terça-feira (4), às 19h30, a cidade de Serra será palco de um evento de grande…

3 horas atrás

Praia limpa: mais de 20 quilos de lixo retirados de praia na Serra

Presidente da Câmara da Serra, Saulinho, participa da ação Praia Limpa e reforça compromisso ambiental/ Divulgação Mais uma edição da…

23 horas atrás

Área de unidade de saúde de São Diogo pega fogo na Serra

A unidade de saúde foi inaugurada em outubro de 2023. Reprodução Leitor Tempo Novo Um incêndio na área da Unidade…

23 horas atrás

Suspeito de homicídios foragido do sistema prisional é recapturado na Serra

O detento Alex Barbosa da Silva estava foragido do Sistema Penitenciário desde o dia 23 de outubro de 2024/ Divulgação…

1 dia atrás

150 novos agentes da Guarda Civil se formam na Serra

Formatura Guarda Civil/ Foto: Samuel Chahoud/Acervo Secom Novos 150 agentes da Guarda Civil Municipal da Serra se formaram nesta sexta-feira…

1 dia atrás