Hoje (25) começa uma sessão de filmes espanhóis que serão exibidos gratuitamente no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito (Ufes). Ao todo serão cinco filmes exibidos de hoje até terça (29).
As sessões acontecem sempre às 16h e às 18h e são abertas ao público. Para assistir é só entrar.
O evento faz parte da Mostra de Cinema Atual Espanhol que traz uma seleção de produções realizadas em 2013, e os títulos exibidos que representam diversos gêneros e inquietude temáticas do cinema espanhol, aproximando-se da cultura brasileira.
Veja abaixo os filmes que serão exibidos:
Viver é fácil com os olhos fechados é o filme ganhador dos Goya de 2014, road movie – filmado na estrada – com uma aproximação nostálgica à Espanha dos anos 60, com a figura de John Lennon como leit motiv, figura recorrente na trama;
Direção: David Trueba (108 min/12 anos)
Um professor de gramática usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966 e descobre que John Lennon vai visitar a província da Almeria durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que também parece estar fugindo de algo.
Stockholm é um filme independente rodado com a verba obtida com financiamento coletivo (crowdfunding);
Direção: Rodrigo Sorogoyen (89 min/16 anos)
Trata de questões humanas relacionadas ao comportamento humano e as expectativas que formamos em torno do outro.
Pessoas em lugares é uma ficção coral com uma filmagem de guerrilha gravando uma história por dia com alguns dos melhores atores e atrizes espanhóis;
Direção: Juan Cavestany (77 min/Livre)
Um filme composto por 20 cenas curtas, com diferentes tons e temas. Não há nenhuma ligação entre elas. A arbitrariedade por si só dá um sentimento de unidade ao discurso.
A praga uma original docu-ficção que experimenta com os limites entre realidade e a representação das histórias dos personagens.
Direção: Neús Ballús (85 min/Livre)
Um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos, contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia(Europa) que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e uma prostituta com cada vez menos clientes.
A ferida mostra a desesperação do ser humano por meio da atuação da protagonista;
Direção: Fernando Franco (99 min/16 anos)
Ana é uma eficiente motorista de ambulância de 28 anos, mas que tem problemas sérios em se relacionar com os outros sendo desajeitada e até agressiva. Isso a deixa infeliz e muito culpada o que a leva até a violência. O que ela não sabe é que sofre do que os psiquiatras chamam de Transtorno de Personalidade Limítrofe.
Confira o cronograma da mostra:
25/09 – 16h – A praga
18h – Stockholm
26/09 – 16h – Viver é fácil com os olhos fechados
18h – Pessoas em lugares
27/09 – 16h – A ferida
18h – A praga
28/09 – 16h – Stockholm
18h – A ferida
29/09 – 16h – Pessoas em lugares
18h – Viver é fácil com os olhos fechados
O Cine Metrópolis fica na Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, dentro da Ufes.