Meio Ambiente

Motoqueiros voltam a ‘fazer trilha’ e degradar a APA do Mestre Álvaro

Momento em que fiscalização chega à trilha norte onde os motoqueiros subiram. Foto: Divulgação

Proibida por lei desde 2017, a prática de motocross nas trilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro voltou a ocorrer neste domingo (06). Testemunha ouvida pela reportagem e que não terá o nome divulgado por questão de segurança, disse que pelo menos quatro motoqueiros subiram a trilha norte, localizada próxima à Serra Sede, por volta das 11h.

Essa testemunha contou que fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que é o órgão responsável pela gestão da APA, estiveram na entrada da trilha e ficaram cerca de 20 minutos aguardando o retorno dos motoqueiros para autuá-los. Mas os motoqueiros não apareceram neste período. Não se sabe se retornaram pelo mesmo percurso ou seguiram para outro ponto da APA, uma vez que há interligação entre as trilhas.

A testemunha disse ainda ser frequentadora das trilhas do Mestre Álvaro, onde faz caminhadas por esporte e contemplação. Afirmou que antes da lei municipal que proibiu o tráfego de motos no local, a presença dos veículos era constante nos finais de semana. Situação que além de afetar a vida silvestre por conta do barulho, gerar atropelamento de animais e provocar erosão no solo, afetando córregos e nascentes, também colocava em risco as centenas de pedestres que se aventuram na montanha.

Antes da subida da trilha, placa informa que é proibida a pratica do motocross na APA Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

“De 2017 para cá reduziu muito, mas às vezes ainda aparecem alguns motoqueiros como aconteceu hoje (ontem, 06). E isso é perigoso, pois pode atropelar pessoas que estão caminhando nas trilhas. E quando se anda nas trilhas você não espera se deparar com uma moto em alta velocidade”, observou a testemunha.

A reportagem entrou em contato com a Semma para saber se houve algum desdobramento posterior à ação de fiscalização narrada pela testemunha para inibir os motoqueiros no domingo de manhã. Quando tiver retorno, este conteúdo será atualizado

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 hora atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

5 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

6 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

7 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

7 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

8 horas atrás