Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 241 da BR 101, na Serra, resultou em 41 autuações para o motorista e a empresa proprietária de um caminhão Mercedes Benz L 608 D azul. A abordagem ocorreu na manhã desta terça-feira (12), após agentes notarem que o veículo despejava resíduos no asfalto e transportava funcionários em local inadequado.
Durante a inspeção, os policiais identificaram uma série de irregularidades. O condutor não possuía a Certificação de Transporte de Produtos Perigosos (CETPP), mesmo transportando materiais como emulsão asfáltica, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP). Além disso, a carga apresentava sinalização incorreta e incompleta, sem a devida identificação dos riscos ambientais.
As embalagens estavam deterioradas e contaminadas externamente com os produtos perigosos, resultando em vazamento para o ambiente externo e contaminação da carroceria do veículo. Dos Equipamentos de Emergência (ESE) obrigatórios, apenas cones de sinalização foram apresentados, e estes estavam em péssimo estado e fora dos padrões exigidos.
Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o motorista só dispunha de um par de luvas que não atendiam às especificações de segurança. Além disso, os auxiliares eram transportados em uma cabine suplementar não autorizada pelo Detran-ES, que sequer possuía cintos de segurança.
No total, a fiscalização resultou em 31 autos de infração relacionados ao transporte de produtos perigosos e 10 autos de infração de trânsito, sendo as responsabilidades divididas entre o motorista e a empresa proprietária do caminhão, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado, e o veículo foi levado à sede operacional da PRF em Vitória para procedimentos administrativos e ambientais.