Por Carlos Humberto de Oliveira
O desenfreado desenvolvimento econômico sem qualquer compromisso com a questão ambiental e social no município da Serra, despertou em um o grupo de cidadãos, a necessidade de provocar a sociedade para a tomada de atitude de exigir a participação da mesma nos processos de intervenções que tenham impacto ambiental. Este grupo convidou outros e assim foi criado o Movimento Ambiental da Serra – Mova-Se.
Neste período, o Movimento Ambiental da Serra participou de várias ações em defesa do exercício pleno da cidadania em nossa cidade: Caminhada ecológica na APA Mestre Álvaro; reuniões nas comunidades para identificar e discutir demandas localizadas; apoio à derrubada do projeto de alteração do uso do solo na região da APA do Mestre Álvaro; realização do Seminário pela Sustentabilidade, onde se discutiu a proposta do Programa Cidades Sustentáveis; acompanhamento da CPI da Cesan; realização da Audiência Pública sobre a Lagoa Juara; encontro como o Ministério Público para apresentação de relato do caótico quadro ambiental na Serra, especialmente com relação à água e saneamento; e agora estamos realizando palestras nas comunidades sobre desenvolvimento sustentável com base na agenda 2030 da ONU, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Movimento Ambiental da Serra defende uma gestão pública sustentável no município como um todo. Esta gestão deve considerar todas as implicações do presente para o futuro do município, seja na educação, seja na saúde, seja nas construções, nos recursos hídricos, na fauna e na flora e, principalmente, na vida das pessoas.
E isto não se faz sem a efetiva participação da sociedade civil organizada, por mais “técnico” que seja o gestor público. Defendemos uma Serra sustentável e equilibrada, o que só é possível se houver a integração das áreas econômica, social e ambiental nos processos internos da gestão pública municipal, através do gestor e do secretariado. Qualquer prática fora disto, é enganação e nefasta para o futuro de nossa cidade.
Carlos Humberto de Oliveira
Advogado ambientalista e membro do Movimento Ambiental da Serra
Os atletas devem se inscrever no programa até o dia 2/06: serão contemplados 251 atletas e paratletas de alto rendimento.…
https://www.youtube.com/watch?v=O9byaiaHwNc Um vídeo gravado por moradores de um condomínio no bairro Porto Canoa, na Serra, flagrou um homem se masturbando…
O morador da Serra, de 47 anos, morreu durante acidente de carro em rodovia na cidade. Crédito: Divulgação Um homem…
O Teatro cego aguça os outros sentidos das crianças: audição, olfato, tato e até o paladar para que compreendam a…
Muitos energéticos contêm grandes quantidades de açúcar, o que favorece o ganho de peso e aumenta o risco de desenvolver…
O Leilão da Caixa oferta imóveis a partir de R$ 46 mil no ES; veja como participar. Na foto, imagem…