O comércio da Serra viverá grande movimentação nos próximos dias. Domingo (12) é comemorado o Dia das Crianças e, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas devem crescer cerca de 5%. Além de brinquedos, estão na lista de preferências eletrônicos, roupas e calçados.
Na hora de escolher seu presente, o pequeno Bryan Soares Timóteo, de quatro anos, não hesita em dizer: “quero brinquedo”. Para domingo, ele espera ganhar um skate ou boneco super-herói. A mãe, Marriete Conceição Soares, diz que na hora de comprar leva em consideração, além da escolha do filho, o brinquedo ideal para a faixa etária e o melhor preço. “Pesquiso muito antes de comprar. O objetivo é adequar o desejo dele com o perfil de sua idade, mas sempre buscando condições que caibam no nosso bolso”, conta.
Assim como Marriete, 81% da população planeja comprar algo nesta data. O percentual foi divulgado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa ainda revela que 66% dos consumidores ouvidos vão gastar um valor médio de R$ 200 nas compras.
Economia
Mas antes de levar o presente para casa, pesquisar pode ser a melhor opção. O diretor executivo da CDL Serra, Samuel Valle, explica que outra forma de economizar é comprar em sua própria cidade. “Desta forma, o consumidor economiza com custo de transporte e valoriza a cidade. A Serra, por exemplo, tem ótimo parque comercial e equipes preparadas para esse tipo de demanda”, cita.
Por outro lado, também é vantagem para os lojistas oferecerem melhores condições para efetuar a venda. “A equipe deve estar treinada e orientada para atender o grande volume de procura. Vantagens na forma de pagamento e promoções são boas alternativas para vender mais”, indica Valle.
A loja Palácio dos Brinquedos, localizada em Laranjeiras, por exemplo, realizou promoções desde o início de outubro, contratou temporários e capacitou a equipe. “O objetivo é estar preparado da melhor forma possível para alavancar as vendas e fidelizar clientes”, explica.
Os mais procurados
Brinquedos | 47% |
Eletrônicos | 23% |
Roupas e calçados | 17% |
*Fonte: Boa Vista SCPC