Lideranças do movimento popular da Serra reivindicam a inclusão da Serra no rateio de ISS gerado no Porto de Praia Mole. Atualmente, todo o imposto é recolhido pela capital Vitória. O presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), Jean Cassiano, argumenta que os impactos e a movimentação econômica acontecem na cidade e disse que irá reunir os líderes comunitários para promover audiência pública sobre a questão.
“Os impostos são pagos para Vitória e os ônus ficam na Serra. Vamos lutar e buscar reunir presidentes de associações de moradores do entorno para realizar audiência pública. Queremos entender melhor como está sendo feita, estudar a contrapartida para a Serra e vamos lutar para que os valores sejam devolvidos ao município, de preferência de forma retroativa. Os impostos devem ser pagos para a cidade onde são gerados os impactos e a dinâmica econômica. É inaceitável a situação que está”, frisou Jean.
Praia Mole é responsável por 50% de todo o aço que é exportado no Brasil. As gigantes da siderurgia, Usiminas, Gerdau e Arcelor são as operadoras do porto. A logística tanto ferroviária quanto rodoviária e os impactos da atividade ficam na Serra, que não recebe nenhuma cota de ISS. No passado a cidade já entrou na justiça questionando a falta divisão fiscal, mas, não houve sucesso.