Conceição Nascimento
Após muita confusão e desentendimento, lideranças do movimento popular defendem nova eleição para a direção da Fams – Federação das Associações de Moradores da Serra. Desde o dia 16 de abril, quando duas chapas empataram em votos, o resultado vem sendo motivo de discórdia entre membros do movimento, que não chegam a um acordo sobre o quesito de desempate, inclusive levando a disputa para esfera judicial.
É o caso de Osmar Pimenta, membro da atual diretoria da Fams. “Acredito que uma nova eleição seria interessante. Acho que o atual presidente da federação, Jacinto Sezine, tem que reunir a Executiva para programar a nova reunião do colegiado, onde seriam eleitos os novos membros da diretoria”, disse.
Dudu Moraes, liderança de Parque Jacaraípe, faz coro. “Acho que deveria ser realizada nova eleição. A que ocorreu em abril e resultou no empate foi muito tumultuada e com uma série de irregularidades. Acho que agora que passou a disputa política que envolvia a eleição, as pessoas têm que voltar à finalidade da Federação e da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), que é atender às comunidades”, avaliou.
Segundo Izania Moraes, de Manoel Plaza, as eleições municipais brecaram o processo eleitoral da Fams, cuja sede ficou recorrentemente fechada.
“Acho que o ideal seria realizar uma nova eleição. A diretoria que está deixa muito a desejar e não oferece o apoio às comunidades. Queremos uma Fams que seja séria. Estamos aguardando o presidente Jacinto convocar o Colegiado para realizar a eleição”, frisou.
Procurado pela reportagem, o presidente da Fams, Jacinto Sezine, disse que é preciso que o movimento decida o que será feito em assembleia. “É preciso realizar uma nova eleição, mas com os mesmos delegados de antes. Não defendo segundo turno, mas que sejam montadas chapas novas. Estatutariamente e politicamente é impossível fazer segundo turno. O que tem que ser feito é montar novas chapas, até porque, as anteriores se diluíram e trocaram de posição”, contou.
Entenda o caso:
Segundo Jacinto, aproximadamente 560 delegados estão aptos a votar. Três chapas disputaram as eleições para a diretoria da Fams. A Chapa 1 tinha como presidente Norma de Souza e vice, Marcelo Barbosa; a Chapa 2 tinha como presidente Jean Carlo e vice Deborah Alves; e a Chapa 3 tinha como presidente Edmar Souza e vice Marilene Gomes. Nas eleições, ficaram empatadas com 171 votos cada, as chapas 2 e 3.