Em carta aberta, publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (20), movimentos de direita do ES se pronunciaram a respeito da eleição na Serra. Eles defenderam em bloco o nome do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) para ser candidato a prefeito da Serra. Foram apontadas justificativas como a “ameaça” do município ser governado por lideranças políticas de esquerda, trazendo de volta a “corrupção”, a “velha política” e a “destruição dos valores cristãos”, nas palavras deles.
O documento é assinado em conjunto pelos grupos: Vitória da Ética e Direita Sensata, que são conhecidos grupos virtuais de direita. Ainda de acordo com eles, a Serra historicamente faz um revezamento entre dois “velhos caciques de esquerda (referindo-se nominalmente a Audifax Barcelos e Sérgio Vidigal) que apesar de se dizerem opostos, têm a mesma ideologia e as mesmas práticas”.
E citam também a conjuntura nacional, afirmando que um governo de direita na Serra poderá aproximar o município do Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), “trazendo recursos e investimentos”.
Além do revezamento de Vidigal e Audifax, a carta elenca outra “ameaça”. Trata-se da tentativa do PT de lançar a professora Fernanda Souza para a prefeitura, “ancorada no lulopetismo que assaltou o Brasil por uma década e meia e agora quer se vender como solução para os problemas que eles mesmos criaram”, dispararam.
Os movimentos de direta afirmam que Vandinho é “o único capaz de quebrar esse ciclo vicioso e trazer uma nova visão para uma cidade que está cansada de demagogia, violência e corrupção”. E completam: “vale esclarecer que nós, os direitistas do Estado do Espírito Santo, nos apegamos a valores, a respeito e a lealdade, e não a siglas”.
Procurado pela reportagem, Vandinho, que ainda não anunciou pré-candidatura, encaminhou nota agradecendo os movimentos de direita e afirmando: “este tipo de manifestação, nos deixam mais confiantes de no futuro próximo decidir pela candidatura – que será pensada no momento adequado, já que os esforços diários estão concentrados na luta contra a pandemia”, frisou.
A nota encaminhada por Vandinho segue citando a “necessidade da Serra eleger novos representantes” que consigam “resgatar os valores familiares, enfrentar a pandemia de saúde e de violência, e colocar a Serra no rumo da modernidade e da tecnologia”, que vai trazer “benefícios na oferta de serviços” como “acabar com as filas nas unidades de saúde e promover inclusão digital para os quase 70 mil alunos da rede pública de ensino”, finalizou.
Veja carta na íntegra:
Carta dos Movimentos