Por Conceição Nascimento
Ainda amargando a perda do controle do seu partido, o PTN, o ex-deputado estadual Jamir Malini não tem convicções sobre o posicionamento do partido em 2016, nas eleições municipais, já que perdeu a caneta do partido. Ele é aliado de Audifax Barcelos (Rede), prefeito da Serra, tendo indicado a titular da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom), Luciana Malini. Com a perda da Presidência do partido, Malini alega não ter certeza sobre uma costura para a reeleição de Barcelos.
“Agora não sabemos como o partido vai se comportar, já que não temos mais o domínio”, avaliou.
O controle do partido, até então presidido por Malini e com sua mulher, Luciana, no PTN Mulher, passou para as mãos de George Bonfim, após intervenção da Executiva nacional da legenda no Estado. “Ainda não defini se vou recorrer da decisão, pois alegaram que me recusei a receber um documento, o que sustentaria uma acusação de omissão”, lembrou.
Nos bastidores, comenta-se que a manobra poderia beneficiar o deputado Hudson Leal (PRP), que assumiria o controle do PTN. O deputado, entretanto, negou, em conversa com a reportagem nesta terça-feira (26). “Sou filiado ao PRP e vou trabalhar para montar a chapa do partido”, limitou-se a dizer.
Serra
Na Câmara Municipal, o partido perdeu a representação, quando Jamir assumiu a vaga de deputado estadual. O primeiro suplente, Basílio da Saúde (Pros), assumiu a cadeira, mas adotou uma postura de embate ao Executivo.
No entanto, Jamir diz que não pretende disputar novamente. Apostará na candidatura de Luciana Malini, por entender que o Legislativo precisa de mais mulheres. “Temos apenas uma representante. Além disso, tenho a expectativa de voltar para a Assembleia Legislativa”, disse.
“O município tem mais de 50% de mulheres na sua composição e apenas uma representante na Câmara (Neidia Maura). Me coloco como pré-candidata para participar do debate e colaborar com temas de interesse das mulheres”, completou Luciana.
Jamir Malini se movimenta para retornar à Assembleia Legislativa, já que é o primeiro suplente da coligação que elegeu Erick Musso e Cacau Lorenzoni (ambos PP), que podem disputar as eleições pelas prefeituras nos municípios de Aracruz e Marechal Floriano, respectivamente. “Para a Serra é importante ganhar mais um deputado. Temos apenas um parlamentar da Serra na Ales”, disse Jamir.