Categories: Arquivo

Muita água, roupas claras e comida leve contra o calorão

O vendedor Fernando com o publicitário Otávio e a artesã Maira: hidratação e roupas leves. Foto: Clarice PoltronieriO vendedor Fernando com o publicitário Otávio e a artesã Maira: hidratação e roupas leves. Foto: Clarice Poltronieri
O vendedor Fernando com o publicitário Otávio e a artesã Maira: hidratação e roupas leves. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Mal entrou a primavera e a temperatura já é de verão nos dias mais secos. E o que fazer para tentar amenizar o calorão sem prejudicar a saúde? É preciso ter alguns cuidados básicos para evitar que o clima estrague o seu cotidiano, cause mal estar e até problemas como insolação, desidratação e queimaduras.

Para Maira Pereira Silva, costureira e artesã, de Morada de Laranjeiras, quando trabalha em casa é fácil resolver: um ventilador basta. Mas quando precisa ir à rua, lança mão de alguns truques. “Evito ir à rua nos horários de sol mais forte. Quando preciso, uso uma roupa mais fresca, de cores claras. Não esqueço os óculos de sol, protetor solar e sempre tenho uma garrafinha d’ água. Também procuro caminhar nos pontos em que há sombra. E se estiver em um local mais quente, abafado, pego o que estiver na mão para me abanar, um livro, panfleto, pasta” diz.

O publicitário Otávio Baioco Aguiar, da agência Bulldog, também tem alternativas. “Na nossa empresa usamos bermuda no expediente. Bebo muita água, às vezes água de coco. Quando preciso ir à rua, saio com o sol mais brando. Almoço em casa, mas nunca ao meio-dia. Ou mais cedo, ou mais tarde. E tomo um banho para refrescar. Uso protetor solar, boné, óculos de sol e faço atividades físicas de manhã ou à noite”, relata.

O clínico geral Cristiano Cesana Cardoso, do hospital Metropolitano, explica as consequências do calor no corpo humano. “As doenças mais comuns são desidratação, queimaduras solares na pele e nos olhos e gastroenterite (infecção intestinal), pois os alimentos estragam mais rápido. Então, é preciso se prevenir”, aponta.

Para passar bem essa época, que costuma ir até abril, Cristiano dá as dicas.

“Usar roupas claras e de tecidos leves; se hidratar com pelo menos 2 litros por dia de líquidos naturais; fazer refeições leves, menores e com mais frequência, de preferência com frutas e saladas; praticar exercícios físicos quando está mais fresco; evitar se expor ao sol nos horários mais intensos e usar protetor solar, chapéu, óculos de sol”, enumera.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

6 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

7 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

9 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

10 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

10 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

10 horas atrás