Uma moradora de Enseada de Jacaraípe, na Serra, foi presa nesta terça-feira após denúncias de maus-tratos a animais. Dois cães foram resgatados de sua residência em estado crítico: desnutridos, sem alimentação e vivendo em condições insalubres. A situação era tão grave que um dos cachorros chegou a devorar outro devido à fome extrema.
A ação foi conduzida pelo Departamento de Bem-Estar Animal (DBA), da Secretaria de Meio Ambiente da Serra, em parceria com a CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Polícia Militar.
Os cães sobreviventes foram encaminhados ao Rancho Bela Vista, em Belvedere, onde receberam tratamento médico, alimentação e cuidados necessários. Agora estão microchipados, vacinados e serão colocados para adoção. Já os restos mortais do animal devorado foram recolhidos.
A tutora dos animais foi conduzida para a 3ª Delegacia Regional da Serra, em Parque Residencial Laranjeiras, onde foi autuada e encaminhada para o Presídio Feminino de Cariacica, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Ela responderá pelo crime de maus-tratos a animais, previsto na Lei 14.064/2020, que estipula penas de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. Em casos que resultam na morte do animal, como este, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Denúncias de maus tratos contra cães e outros animais na Serra
A população pode denunciar casos de maus-tratos ao Departamento de Bem-Estar Animal pelos telefones (27) 98166-0447 (WhatsApp) ou 3291-2399. Desde 2022, a Prefeitura da Serra já resgatou cerca de 3 mil animais em situações graves de maus-tratos.
Essa prisão reforça a importância da conscientização e do combate ao abandono e violência contra animais, que contam com legislação mais rigorosa desde 2020.