Thiago Albuquerque
Mulheres estão sendo drogadas e estupradas em rodas de sexo em festas na Serra. O alerta é do delegado adjunto da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes do ES (Deten), Fábio Pedroto. Pelo menos um caso já foi registrado em 2016 e há relatos de outros semelhantes. Mas a dificuldade da Polícia para investigar é que as vítimas, por vergonha ou medo, preferem não denunciar.
Segundo Pedroto, os abusadores usam drogas sintéticas. As vítimas são dopadas sem saber, com a substância sendo adicionada à comida, bebida e até ao cigarro. “São drogas que deixam a pessoa com baixo nível de consciência e impossibilidade de reação, facilitando o crime. Por isso não se deve nunca aceitar bebidas ou comidas de desconhecidos em festas noturnas principalmente. Nem cigarros, pois os criminosos podem misturar ao tabaco alguma droga sintética. Também não se afaste de sua bebida ou comida”, orienta.
Foi que aconteceu este ano numa festa em Jacaráipe. “Uma mulher da Serra foi drogada em um evento noturno, onde adicionaram a droga GHB em sua bebida, sendo violada sexualmente por vários criminosos”, conta Pedroto. A droga que o policial se refere é também conhecida como êxtase líquido.
A situação é ainda mais preocupante porque a circulação de drogas sintéticas pode estar em franca ascensão no município, que respondeu por 50% de todas as apreensões na Grande Vitória em janeiro e fevereiro. “Nos dois primeiros meses de 2016 apreendemos no ES mais do que em todo o ano de 2015. Isso demonstra que a droga sintética está sendo mais consumida em nosso estado, principalmente na Serra”, alerta.
Pedroto destaca que, no Brasil, já há laboratórios produzindo drogas sintéticas. No ES as principais apreensões ocorrem nos balneários. Na Serra, Jacaraípe é campeão de casos. “Além de ecstasy e LSD, temos também informações de que drogas como o GHB e Ketamina estão sendo traficadas e consumidas com maior frequência. A Deten, em 2016, vai focar na repressão às drogas sintéticas. Denúncias sobre traficantes devem ser levada às autoridades através do tel. 181”, pede.
Além do Pedroto, a Delegacia tem como responsável as apreensões, Delegado Titular, Dr. Wellington Lugão, e os adjuntos, Fabiano Rosa e Nilton Abdala.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…