Notícias

Mulheres têm maiores chances de ter Alzheimer, aponta estudo

Os cientistas identificaram baixos níveis da substância no sangue de mulheres com perda de memória, especialmente as com doença de Alzheimer. Crédito: Freepik

Doença degenerativa que afeta principalmente a saúde cognitiva e a memória, o Alzheimer atinge cerca de 33% da população com mais de 85 anos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

E pessoas do sexo feminino têm um risco duas vezes maior de terem a doença. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com cientistas americanos revelou que essa tendência pode estar associada a baixos níveis de uma molécula chamada carnitina.

Os cientistas identificaram baixos níveis da substância no sangue de mulheres com perda de memória, especialmente as com doença de Alzheimer. 

Segundo pesquisadores, a descoberta pode levar à criação de um marcador biológico no sangue e, no futuro, ao desenvolvimento de novos fármacos para combater a neurodegeneração.

O médico geriatra Gustavo Genelhu explicou que a carnitina é produzida no fígado e nos rins, e pode ser obtida no organismo por meio do consumo de alimentos como carnes, ovos, leguminosas e laticínios.

“Novos estudos como este são muito importantes para nortear medidas tanto de prevenção quanto para viabilizar um diagnóstico precoce da doença, especialmente em grupos com maiores chances de desenvolver essa patologia. E descobrir o problema em sua fase inicial é fundamental para que o controle da doença seja mais assertivo e traga mais qualidade de vida para o paciente, seja homem ou mulher”, avaliou.

Campanha

O Alzheimer é uma das patologias destacadas na campanha Fevereiro Roxo, cujo objetivo é reforçar a importância do acolhimento de pacientes com o transtorno neurodegenerativo progressivo.

Embora o problema esteja diretamente associado à perda da memória, o geriatra esclarece: “Nem todo esquecimento ou perda de memória é Alzheimer. Essas falhas podem estar ligadas a outros fatores, como estresse, ansiedade, depressão e alguns tipos de medicamentos. De qualquer modo, quando o idoso começar a manifestar esse sintoma, mesmo que moderado, é importante que seja feita uma avaliação com seu médico”, orientou Genelhu.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

As Três Bases fecha parceria com Sebrae-ES, Aderes e Governo do Estado e traz novidades em 2025

Idealizado por Marcelo Braga e Rogério Salume, As Três Bases reunirá grandes nomes do cenário nacional, com palestras e painéis.…

21 minutos atrás

Pioneira neste mercado, XP Investimentos criou programa focado em capacitação e formação de assessores

Apontada como a profissão do futuro no mercado, a assessoria de investimentos se tornou a principal porta de entrada para…

30 minutos atrás

Dia Mundial do Câncer: conscientização e prevenção são fundamentais na luta contra a doença

egundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil no período de 2023 a 2025 é de…

43 minutos atrás

Projeto vai levar teatro e circo de graça para crianças da Serra | Veja como ter acesso

Nesta segunda edição, cada apresentação do projeto PETER contará com 90 vagas e as apresentações acontecem no Teatro Eliziário Rangel,…

56 minutos atrás

Última semana para curtir a magia da saga Harry Potter na Serra

Harry Potter: Celebrando Hogwarts estará no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, até o dia 10 de fevereiro.…

2 horas atrás

Mais de 65 mil alunos voltam às aulas nesta quarta-feira na Serra

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Com a chegada de fevereiro, os alunos das escolas públicas municipais da Serra já pensam na…

3 horas atrás