No Brasil existem cerca de 13 milhões de pessoas desempregadas. Além deste cenário, muitos também precisam de uma alternativa para completar a doméstica. Para tentar driblar a crise, muitos serranos optaram em empreender e o comércio eletrônico tem sido um mercado atrativo para investir.
Na Serra, uma das pessoas que utiliza as redes sociais para vender seus produtos é Andrea Bergamini. Dona da marca This is My a empresária utiliza todos os meios de redes sociais, WhatsApp e Instagram para vender seus produtos. “Temos produção própria direcionada para o público feminino, desde roupas, a acessórios como bolsas e chinelos”, conta.
Andrea possui um show room em Porto Canoa, onde atende pessoalmente suas clientes. “Mas também fazemos entregas de mercadorias. Nosso atendimento é totalmente personalizado”.
Quem também utiliza as redes sociais para vender seus produtos é Fernanda Coimbra. Blogueira nata, Fernanda tem sua marca própria de óculos de sol, além de outros acessórios como bolsas e bijuterias.
Fernanda conta que hoje, a venda dos produtos se tornou sua renda principal e que através da internet marca o atendimento à domicílio. “Iniciei as vendas em 2011, aí dei uma parada e retornei em fevereiro 2019. Hoje tenho capital de giro, possuo a marca de óculos F. Coimbra e o WhatsApp e o Instagram ajudam a alavancar estas vendas”, conta a moradora de Jardim Limoeiro.
Moradora de Barcelona, Gisele Farias Pereira Porto, que é instrutora de Educação Física da Academia Positiva, em Laranjeiras, complementa sua renda com as vendas online. A empreendedora conta que via WhatsApp consegue enviar os produtos que vendem que vão desde artigos de ginástica a cosméticos e garante que os resultados chegam. “Meu trabalho principal é na academia, mas com as vendas dos produtos, consigo uma renda extra para ajudar a pagar as contas do mês via esse comércio”.