O prefeito Audifax Barcelos (PSB) esteve na última terça (03) na captação de água do rio Santa Maria no distrito do Queimado. Segundo sua assessoria, Audifax ficou alarmado com a situação que considera “extremamente grave”.
Diante do quadro o prefeito anunciou que está suspensa a umectação de canteiros de praças e áreas verdes por tempo indeterminado, assim como o funcionamento dos chuveiros nas praias. E acrescentou que nenhum dos mais de 200 veículos da frota oficial poderão ser lavados.
O prefeito disse ainda que fará campanha para que as pessoas não lavem carros, calçadas e fachadas de imóveis com mangueiras e que fiscais do município vão vigiar, embora ainda não tenha sido definido se haverá multa nesses casos. Também foi anunciada a redução do consumo de água nos prédios públicos em 10%, exceto nos Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento. E a criação de um comitê composto por várias secretarias para acompanhar as ações.
Água das lagoas e rio reis Magos
A assessoria de Audifax disse que o prefeito já articula com o governo estadual a antecipação das obras para captação de água no rio Reis Magos, prevista inicialmente para 2020. E que o município discute com lideranças empresariais a possibilidade do uso das águas das lagoas Juara e Jacuném.