Nesta semana os agentes de combate a endemias da Serra vão realizar ações de combate às larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya, em onze bairros.
Os moradores dos bairros Feu Rosa, Bairro das Laranjeiras, Planalto Serrano – blocos A, B e C, Laranjeiras Velha, Cidade Continental, Vista da Serra I e II, Porto canoa e Barcelona devem receber os agentes para inspeção em suas residências e receber instruções de como combater as larvas do mosquito.
Nesses bairros serão realizadas inspeções para vistorias nas caixas d’água, plantas, ralos quintais e em outros locais que possam acumular água. Estão previstas para serem visitadas mais de dois mil imóveis.
Os agentes vão trabalhar das 7 às 16 horas. Também serão realizadas visitas em pontos estratégicos (PE) que são monitorados a cada quinze dias pelo departamento, que compreende borracharias, ferro velho e local para reciclagem de materiais e residências.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia de foco de mosquito da Dengue, , sem se identificar, ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate à Endemias visitam o local.
Como combater
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate ao mosquito são simples: não deixe água acumulada; não deixar garrafas cheias de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d’água sem tampa e nem depósitos alternativos; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado entre outras ações.
Os principais sintomas da dengue são: dor no corpo, dores de cabeça, febre persistente, dor nos ossos e articulações, podendo em alguns casos o paciente ficar com manchas pelo corpo. O paciente deve procurar o serviço médico e não tomar remédio sem prescrição médica.