Ana Paula Bonelli
Na próxima quinta-feira – dia 8 de dezembro – a Serra vai completar 460 anos de fundação. Nesta data também é comemorada a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. O evento terá diversas atividades religiosas e vale lembrar que esta data é feriado municipal e que o expediente volta ao normal na sexta (9).
Os festejos já começaram na quinta-feira (1) com novena especial na Igreja Matriz na Serra-sede.
Na sexta (02), a celebração é com padre Jones às 19h30. Já no sábado, tem missa às 8 horas e às 19h30 com padre Chico, também na Igreja Matriz. Na segunda (5), acontece o sétimo dia de novena com padre Abel, às 19h30.
Já na terça (6), tem missa às 15 horas, em São Lourenço na comunidade Nossa Senhora das Lágrimas. Às 19h30, na Igreja Matriz tem continuação da novena com padre Adilson.
Quarta-feira (7), às 5 horas acontece a alvorada na Igreja Matriz, com participação da banda Estrela dos Artistas. Logo mais a noite, às 19h30, tem novena com padre F. Cassaro.
Na quinta-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição, acontece o Ofício à Imaculada Conceição, às 8 horas, na Igreja Matriz. Às 15 horas tem missa com idosos e enfermos. Às 18h, a agenda é de missa e em seguida a procissão. Os fiéis saem da Igreja Matriz com destino à Igreja Nova, onde haverá uma missa. A programação terá ainda apresentação de coral.
No domingo (11), às 18 horas, acontece a cortada do mastro. Na Serra-sede três juntas de bois com troncos tomam conta das ruas ao som de bandas de congo e da Banda de Música Estrela dos Artistas.
História secular
A Serra era habitada por índios tupis e no século XVI, brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro.
Em 08 de dezembro de 1556, o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. A emancipação da cidade foi em 6 de dezembro de 1875.