Por Clarice Poltronieri
O serviço de ambulância e transporte de pacientes da Serra mudou de empresa. Saiu a Fênix, que operava num contrato de emergência e entrou a Medicar. Com o novo contrato, que entrou em vigor este mês, a expectativa é de que melhore o serviço, pois com a empresa anterior foram registradas muitas reclamações de moradores.
É o caso do morador de Jardim Limoeiro, Denilson Magalhães. Ele precisa da remoção para sua mãe, uma idosa de 76 anos com fibrose pulmonar e dificuldade de locomoção. “Sempre liguei com 10 dias de antecedência para pedir o transporte, mas já perdemos três consultas por falta de remoção. E ninguém desmarca, nem dá satisfação. Perdemos uma consulta que levou quatro meses para conseguir marcar”, reclama.
Segundo Denilson, uma funcionária da prefeitura foi até sua residência para verificar a situação de sua mãe e admitiu que a empresa Fênix estava com problemas e que teria o contrato encerrado.
Outro caso de problemas com o serviço de remoção foi no final de janeiro. Alvin Montarroios denunciou que seu pai, Álvaro Neves Montarroyos, estava na Upa da Serra-sede precisando de urgência na remoção para o Hospital Evangélico, em Vila Velha, mas só foi transferido 24h depois. Na época, Alvin ouviu de funcionários do posto que a empresa não estava atendendo a todos por problemas de pagamento. A Prefeitura, na época, alegou que o serviço estava normal.
A assessoria de imprensa da Prefeitura não comentou as reclamações de usuários sobre os problemas com a Fênix. Informou que o contrato com a Medicar é de dois anos e o custo é de R$ 12,6 milhões.
13 veículos
O serviço atual conta com oito ambulâncias e cinco vans para remoção, sendo que a Upa de Serra-sede, a Upa de Carapina e a Maternidade de Carapina têm uma ambulância no local com plantão 24h.
Disse ainda que para acionar o serviço o morador do município tem que ligar com três dias úteis de antecedência para o número 0800 0812 192. Têm direito moradores da Serra acamados ou debilitados que precisam de remoção para serviços médicos.