Serra, 18 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 4 de Maio de 2018 às 10:02

Município, Estado e União oferecem cursos de qualificação profissional


|O curso de cabeleireiro é um dos oferecidos no ProCidadão. Foto: Divulgação EBC

Clarice Poltronieri

Em tempo de recuperação da economia, conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho pode ser um desafio que, para ser superado, precisa de investimento em qualificação profissional.

Na Serra, é possível fazer cursos técnicos e de qualificação gratuitos, oferecidos pela prefeitura, governo estadual e federal. Como a cidade possui vocação para indústria e tecnologia, muitos cursos são da área, mas também há outras qualificações que tanto podem inserir o cursista no mercado de trabalho formal, quanto estimulá-lo a ter seu próprio negócio.

A prefeitura oferece cursos de qualificação no Pró Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de cabeleireiro, assistente, unha de gel, manicure e pedicure, costura e modelagem, montagem e manutenção de computadores, confeiteiro, pedreiro, instalador hidráulico, operador de caixa, cuidador infantil e de idosos, entre outros.

Até o momento já foram ofertadas 740 vagas e outras 1.204 foram preenchidas em cursos que começam em maio, junho, julho ou agosto. Em agosto haverá novas inscrições e a estimativa é de que sejam oferecidas 2,5 mil vagas neste ano.

O governo do Estado também oferece cursos de qualificação de 40h, por meio do programa OportunidadES. Na Serra, neste momento há 630 vagas abertas em 17 cursos – 300 para acontecerem na EEEFM Serra-Sede e 330 na Associação de Moradores do Conjunto de Manoel Plaza. As inscrições devem ser feitas no site OportunidadES do dia 02 ao dia 07 e os resultados saem no dia 09.

Já o governo federal é responsável pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que na Serra está em Morada de Laranjeiras. Há cursos técnicos em que o aluno faz o ensino médio junto ao técnico e outros pós-técnico, para quem já concluiu.

Para todos os cursos, que duram entre 1,5 e 2 anos, é preciso participar de uma prova que acontece semestral ou anualmente. Em junho deve ser lançado edital para o segundo semestre de 2018. Na Serra, os cursos são na área de Informática, Mecatrônica, Automação industrial, e Eletricista e instalador predial de baixa tensão.

 

 

 

 

 

 




O que você acha ?

Você vai votar em quem para presidente?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por