Categories: Economia

Município, Estado e União oferecem cursos de qualificação profissional

|O curso de cabeleireiro é um dos oferecidos no ProCidadão. Foto: Divulgação EBC

Clarice Poltronieri

Em tempo de recuperação da economia, conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho pode ser um desafio que, para ser superado, precisa de investimento em qualificação profissional.

Na Serra, é possível fazer cursos técnicos e de qualificação gratuitos, oferecidos pela prefeitura, governo estadual e federal. Como a cidade possui vocação para indústria e tecnologia, muitos cursos são da área, mas também há outras qualificações que tanto podem inserir o cursista no mercado de trabalho formal, quanto estimulá-lo a ter seu próprio negócio.

A prefeitura oferece cursos de qualificação no Pró Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de cabeleireiro, assistente, unha de gel, manicure e pedicure, costura e modelagem, montagem e manutenção de computadores, confeiteiro, pedreiro, instalador hidráulico, operador de caixa, cuidador infantil e de idosos, entre outros.

Até o momento já foram ofertadas 740 vagas e outras 1.204 foram preenchidas em cursos que começam em maio, junho, julho ou agosto. Em agosto haverá novas inscrições e a estimativa é de que sejam oferecidas 2,5 mil vagas neste ano.

O governo do Estado também oferece cursos de qualificação de 40h, por meio do programa OportunidadES. Na Serra, neste momento há 630 vagas abertas em 17 cursos – 300 para acontecerem na EEEFM Serra-Sede e 330 na Associação de Moradores do Conjunto de Manoel Plaza. As inscrições devem ser feitas no site OportunidadES do dia 02 ao dia 07 e os resultados saem no dia 09.

Já o governo federal é responsável pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que na Serra está em Morada de Laranjeiras. Há cursos técnicos em que o aluno faz o ensino médio junto ao técnico e outros pós-técnico, para quem já concluiu.

Para todos os cursos, que duram entre 1,5 e 2 anos, é preciso participar de uma prova que acontece semestral ou anualmente. Em junho deve ser lançado edital para o segundo semestre de 2018. Na Serra, os cursos são na área de Informática, Mecatrônica, Automação industrial, e Eletricista e instalador predial de baixa tensão.

 

 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Suspeito de homicídios foragido do sistema prisional é recapturado na Serra

O detento Alex Barbosa da Silva estava foragido do Sistema Penitenciário desde o dia 23 de outubro de 2024/ Divulgação…

2 horas atrás

150 novos agentes da Guarda Civil se formam na Serra

Formatura Guarda Civil/ Foto: Samuel Chahoud/Acervo Secom Novos 150 agentes da Guarda Civil Municipal da Serra se formaram nesta sexta-feira…

2 horas atrás

Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Previsão é de sol na Serra para o final de semana. Um fim de semana com temperaturas de até 32ºC…

3 horas atrás

Fim de semana de altas temperaturas na Serra

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo A previsão do tempo para este…

3 horas atrás

Funcionários são agredidos e soterrados vivos em cemitério na Serra

Divulgação Dois homens funcionário de um cemitério em Carapina, na Serra, foram agredidos e soterrados vivos após serem confundidos por…

18 horas atrás

Estudantes da rede estadual voltam às aulas na terça (04)

Cerca de 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo retornarão às aulas na próxima terça-feira (4),…

21 horas atrás