Categories: Economia

Município, Estado e União oferecem cursos de qualificação profissional

|O curso de cabeleireiro é um dos oferecidos no ProCidadão. Foto: Divulgação EBC

Clarice Poltronieri

Em tempo de recuperação da economia, conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho pode ser um desafio que, para ser superado, precisa de investimento em qualificação profissional.

Na Serra, é possível fazer cursos técnicos e de qualificação gratuitos, oferecidos pela prefeitura, governo estadual e federal. Como a cidade possui vocação para indústria e tecnologia, muitos cursos são da área, mas também há outras qualificações que tanto podem inserir o cursista no mercado de trabalho formal, quanto estimulá-lo a ter seu próprio negócio.

A prefeitura oferece cursos de qualificação no Pró Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de cabeleireiro, assistente, unha de gel, manicure e pedicure, costura e modelagem, montagem e manutenção de computadores, confeiteiro, pedreiro, instalador hidráulico, operador de caixa, cuidador infantil e de idosos, entre outros.

Até o momento já foram ofertadas 740 vagas e outras 1.204 foram preenchidas em cursos que começam em maio, junho, julho ou agosto. Em agosto haverá novas inscrições e a estimativa é de que sejam oferecidas 2,5 mil vagas neste ano.

O governo do Estado também oferece cursos de qualificação de 40h, por meio do programa OportunidadES. Na Serra, neste momento há 630 vagas abertas em 17 cursos – 300 para acontecerem na EEEFM Serra-Sede e 330 na Associação de Moradores do Conjunto de Manoel Plaza. As inscrições devem ser feitas no site OportunidadES do dia 02 ao dia 07 e os resultados saem no dia 09.

Já o governo federal é responsável pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que na Serra está em Morada de Laranjeiras. Há cursos técnicos em que o aluno faz o ensino médio junto ao técnico e outros pós-técnico, para quem já concluiu.

Para todos os cursos, que duram entre 1,5 e 2 anos, é preciso participar de uma prova que acontece semestral ou anualmente. Em junho deve ser lançado edital para o segundo semestre de 2018. Na Serra, os cursos são na área de Informática, Mecatrônica, Automação industrial, e Eletricista e instalador predial de baixa tensão.

 

 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

12 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

12 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

12 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

14 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

14 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

22 horas atrás