Por Anderson Soares
Há poucos dias do Carnaval – que começa na sexta-feira 13 – a Serra já começa a se preparar para a folia e diversão nas ruas e balneários da cidade, além de espantar os boatos de que a festa não acontecerá devido à indisponibilidade do Orçamento Municipal de 2015 que ainda não foi aprovado.
Para os dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro estão prometidos shows com artistas locais, desfiles de blocos tradicionais e muita agitação e folia.
É o que garante a diretora de cultura da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, Josinete Braga. “Serão contratadas empresas para montagem dos palanques, iluminação e sonorização, além de bandas”, explicou.
Os bairros Manguinhos, Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga e Praia de Carapebus devem contar com trios elétricos para acompanhar os blocos de rua.
Equipes de trânsito vão auxiliar os motoristas e pedestres. Em Jacaraípe, onde concentra o maior público, uma ambulância vai atender casos de urgências e outras três ficarão à disposição para os demais bairros.
A segurança ficará a cargo da Polícia Militar (PM). Segundo Josinete, policiais do 6° Batalhão participam da comissão de organização do carnaval da cidade. A organização conta com diversas secretarias municipais.
Após cada evento a Prefeitura estipulou um prazo que termina às 10 hs do outro dia para que todo o lixo seja recolhido. Equipes vão trabalhar na madrugada para atender à demanda de limpeza.
A não votação do Orçamento Municipal pela Câmara Municipal não preocupa organizadores do Carnaval. Eles trabalham na perspectiva de que o orçamento seja votado e as licitações liberadas para não comprometer o carnaval dos serranos.