Os moradores de ruas são os que mais sofrem com o tempo frio e no município de Serra existem dois locais para abrigar essas pessoas. Um deles é um abrigo noturno, com capacidade para abrigar 30 pessoas; o outro é o Centro Pop, que funciona somente de dia, com capacidade para atender 80 usuários.
De acordo com a Prefeitura da Serra nas últimas semanas houve aumento de demanda nos dois locais devido ao frio. O Acolhimento Institucional para população Adulta de Rua – Abrigo Noturno tem capacidade de atendimento para 30 adultos que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. Trata-se de um serviço que tem por objetivo acolher o usuário temporariamente, buscando garantir atenção integral durante a noite.
O Abrigo noturno fica na rua Nelcy Lopes Vieira em Jardim Limoeiro. O local funciona todos os dias das 17h às 7h e oferece jantar e ceia para os moradores de rua. Telefone: (27) 3241-2366.
Já o Centro Pop tem a finalidade de assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento social, resgate, fortalecimento e construção de novos vínculos interpessoais e familiares. O local funciona na rua Castro Alves em São Diogo II. O local funciona de segunda a sexta-feira, 7h às 17h e oferece café da manhã, almoço e café da tarde.
Hipotermia
Em capitais onde as temperaturas são muito baixas existem casos de pessoas que sofrem com a hipotermia -d iminuição excessiva da temperatura normal do corpo.
Na Serra, a Prefeitura disse que não há alteração na rotina das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) em função deste tipo de problema e ressalta que não recebeu, desde o último ano, casos de hiportemia nas UPAs.